Aleac realiza sessão solene em homenagem aos líderes comunitários

Em alusão ao Dia do Líder Comunitário, comemorado em 18 de fevereiro, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) promoveu na manhã desta quinta-feira (02) uma sessão solene para homenagear as pessoas que atuam na área. A iniciativa é fruto de um requerimento apresentado pelo deputado Afonso Fernandes (PL).

A lei estadual que criou o Dia do Líder Comunitário é de autoria do ex-deputado Moisés Diniz. No município, a data lembra a morte de João Eduardo, um dos pioneiros no movimento social em Rio Branco na década 1970.  João Eduardo nasceu no dia 23 de junho de 1943, no seringal Jurupari, próximo ao município de Feijó, e morreu assassinado em Rio Branco em meio à intensa luta pelo direito de todo cidadão à moradia.

Reconhecidos como porta-vozes do povo, os líderes comunitários configuram figuras importantes tanto no âmbito popular, como no político, vez que apresentam as reivindicações e vontades da população perante os poderes Legislativo e Executivo.

O autor do requerimento, deputado Afonso Fernandes (PL), que também presidiu a sessão, pediu licença para fazer seu discurso da Tribuna, como forma de homenagem aos líderes comunitários presentes.

“Em reconhecimento e homenagem aos líderes presentes nesta Casa, irei discursar da Tribuna. Cumprimento as autoridades que aceitaram o convite e todos os presentes na Galeria Marina Silva. Em uma sociedade, a presença do líder comunitário é de uma relevância imensurável. Ele doa parte do seu tempo e da sua vida para bater nas portas de gabinetes, secretarias e entidades, sempre em busca de melhorias para sua comunidade”, disse.

O parlamentar ressaltou que somente em Rio Branco existem cerca de 60 associações de moradores, conduzidas por líderes comunitários que buscam incessantemente por melhorias para os bairros que representam.

“Vocês não são pessoas comuns, são especiais, pois buscam a cada dia transformação, melhorias, avanço das questões sociais e quase todas as vezes sem nenhum reconhecimento ou remuneração. Muitos passam por dificuldades por não possuírem nem o dinheiro para pagar a passagem de ônibus quando têm que se deslocar para alguma secretaria ou gabinete. Fazem isso por serem líderes natos e terem amor ao próximo”, enalteceu.

Marcio Pereira de Souza, presidente da Federação das Associações de Moradores do Estado do Acre, frisou que a luta de um líder comunitário é diária e incansável.

“Um líder comunitário assume perante as pessoas do local onde mora a responsabilidade, o zelo e o cuidado por todas as questões de interesse da comunidade. É um trabalho árduo, mas muito recompensador. Eu me viro nos trinta para conseguir que todas as reivindicações que chegam até mim, sejam atendidas. Eu faço esse trabalho porque amo, porque gosto”, disse.

Marcio Pereira agradeceu, ainda, ao deputado Afonso Fernandes pela realização da sessão solene. “Primeiramente, quero dizer que é um prazer estar aqui hoje. É muito importante ter esse tipo de reconhecimento. Peço ainda que tenhamos a oportunidade de sermos ouvidos pelos deputados num outro momento. Nós precisamos apresentar nossas reivindicações a vocês”, justificou.

Representando no ato as líderes comunitárias, Joana Rodrigues Bandeira, presidente da União Municipal das Associações do Moradores de Brasiléia, frisou que o papel de um líder comunitário é ouvir os anseios da população e representá-la junto ao poder público, com o pleito de ações que garantam qualidade de vida dos moradores de determinada região.

“Essa é a nossa luta diária. Atualmente, são muitas as reivindicações que temos naquela região. Uma delas é com relação ao Polo da Ufac que não funciona. Quantos jovens não seriam beneficiados se aquele prédio estivesse sendo utilizado? Quantas famílias não seriam atendidas? A implantação de uma delegacia especial para atender mulheres vítimas de violência também é uma reivindicação antiga que até hoje não foi atendida”, enfatizou.

Joana Bandeira lamentou, ainda, a falta de compromisso da maioria dos políticos com o seguimento. “Alguns só aparecem nos bairros em época de campanha. Isso nos entristece. A maioria vai lá, conversa com os moradores, ouve nossas reivindicações e depois das eleições não voltam. Nos sentimos desvalorizados”, disse.

A líder comunitária também parabenizou o governo do Estado por garantir a iluminação da Ponte Metálica que liga Brasiléia a Epitaciolândia. Uma reivindicação antiga da população. “Pensei que não fossemos ser atendidos. Há quatro anos aquele local estava no escuro. Mas, a equipe do governo foi lá e resolveu o problema”, complementou.

Representando o governo do Estado na solenidade, o secretário Assurbanipal Barbary, conhecido como o Assur, disse que o atual governador entende a importância de dialogar com o segmento.

Lembrou ainda, que Gladson Cameli recebeu no Palácio Rio Branco, em fevereiro do ano passado, representantes dos bairros da capital acreana para ouvi-los e firmar um compromisso com a classe.

“O governador quer cada vez mais aprimorar essa relação. Dialogar e aproximar a população do governo. Estamos trabalhando diariamente neste sentido, para ouvir e atender às demandas das comunidades. Existem muitos projetos que estão sendo elaborados nas secretarias e que logo serão colocados em prática para aperfeiçoar ainda mais esse tipo de atendimento”, frisou.

Também participaram da solenidade os deputados: Gilberto Lira (União), Tanízio Sá (MDB), Gene Diniz (Republicanos), Antônia Sales (MDB) e Arlenilson Cunha (PL).

Texto: Andressa Oliveira/ Mircléia Magalhães

Fotos: Sérgio Vale