Na Aleac, Marcus Cavalcante é empossado no cargo de deputado estadual

Na manhã desta sexta-feira (3), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, tomou posse como deputado estadual Marcus Cavalcante (PDT). O parlamentar assumiu o lugar do deputado Luis Tchê (PDT) que atualmente ocupa a pasta da Secretaria de Pecuária e Agronegócio do Estado.

O presidente em exercício do Poder Legislativo, deputado Pedro Longo (PDT), conduziu a cerimônia de posse do novo deputado estadual, que logo em seguida prestou seu compromisso parlamentar de acordo com o art. 3° do regimento interno da Assembleia Legislativa. Marcus Cavalcante, recebeu ainda, o bóton parlamentar, identificação exclusiva dos deputados e deputadas no exercício do mandato.

Na ocasião, Pedro Longo também entregou ao deputado, um exemplar da Constituição do Estado e do Regimento Interno da Casa. “Não poderia deixar de estender minhas homenagens ao meu amigo e agora novamente deputado, Marcus Cavalcante. Esse plenário lotado e essa grande representatividade de parlamentares numa sexta-feira, demonstra o prestígio que ele tem. Marcus é de fato muito querido nesta Casa. Desejo sucesso nessa caminhada”, disse.

Em sua fala, Marcus Cavalcante disse que continuará trabalhando pelo bem-estar do povo do Acre. “Deus é muito maravilhoso. Não consegui me reeleger nas últimas eleições e agora, surgiu essa oportunidade. Mas, tudo no tempo de Deus. Sou muito grato a Deus de novamente poder colaborar com as ações legislativas. Vou honrar os 5.520 votos que recebi nas urnas, trabalhando sempre em defesa do meu povo e dos mais necessitados. Vamos à luta”, enfatizou Marcus Cavalcante.

O secretário Luis Tchê que também acompanhou o ato de posse, desejou sucesso ao novo deputado. Disse ainda que sente orgulho da atuação do PDT no Estado.

“O PDT chegou hoje onde está porque houve planejamento. Hoje, temos 3 vereadores na capital, 3 prefeitos no Estado e 4 deputados estaduais. Atualmente, temos a maior bancada de deputado estadual no parlamento e temos dois deputados compondo a Mesa Diretora da Casa. Isso nos orgulha demais. Tenho certeza de que Marcus Cavalcante fará a diferença como líder da nossa bancada na Aleac. Ele fará sim um bom trabalho. E conto com a ajuda dos 24 deputados na secretaria de Pecuária e Agronegócio, juntos somos mais fortes”, enfatizou.

O deputado federal Roberto Duarte também fez questão de homenagear Marcus Cavalcante. “Marcus sempre defendeu muito o seu município de Feijó e tenho certeza que ele continuará fazendo isso. Ele não vai decepcionar aquela população. Parabenizo, ainda, todos os 24 deputados estaduais empossados. Tenho certeza que essa legislatura vai se destacar e muito pela sua qualidade”, disse.

Participaram ainda do ato de posse, os deputados estaduais Gene Diniz (Republicanos), Antonia Sales (MDB), Tanízio Sá (MDB), Wendy Lima (UNIÃO), Eduardo Ribeiro (PSD), Pablo Bregense (PSD), Adailton Cruz (PSB) e Edvaldo Magalhães (FE BRASIL). O prefeito de Feijó, irmão de Marcus Cavalcante, Kiefer Cavalcante, e vereadores do município também marcaram presença na solenidade.

O que os deputados estaduais disseram:

Antonia Sales: “Agradeço a Deus pelo seu retorno, meu amigo. Você merece estar de volta a esta Casa Legislativa. Tudo tem seu momento, e esse é o momento de Deus. Marcus nunca se furtou de defender o que é justo para o nosso povo e isso é maravilhoso demais. Por isso ele está aqui”.

Tanízio Sá: “Desejo sucesso ao novo deputado empossado. Não tenho dúvidas de que ele fará um bom trabalho neste parlamento. Hoje é dia de festa, parabenizo ele pela conquista, os familiares e amigos”.

Eduardo Ribeiro: “É uma alegria imensa ter Marcus Cavalcante na Casa do Povo. O seu retorno, sua presença nesta casa não engrandece só o município de Feijó, engrandece o Estado do Acre. Sua participação nas ações legislativas é essencial para o bem-estar das famílias acreanas e o desenvolvimento do Estado. Que Deus te abençoe”.

Edvaldo Magalhães: “É a primeira vez que participo de uma sessão de posse com essa representatividade, e eu preciso registrar isso aqui. Na oportunidade, além de dar as boas-vindas quero lhe parabenizar por estar de volta a este parlamento porque eu sei o que é uma derrota. Na derrota a única coisa que nos conforta são as lições que tiramos dela. Bem-vindo de volta meu amigo, você merece estar aqui”.

Adailton Cruz: “parabenizo Marcus por estar retornando a esta Casa Legislativa. Não tenho dúvida de que ele fará um trabalho. Agradeço, ainda, pela oportunidade aos feijoenses que votaram na gente e dizer que a população de Feijó pode contar com a gente”.

Wendy Lima: “Estou muito feliz com a volta do meu amigo Marcus Cavalcante. É com muita honra que te recebemos de volta a este parlamento. Parabéns, você merece demais fazer parte desta legislatura”.

Biografia do parlamentar empossado:

Natural de Feijó, no interior do Acre, Marcus Antônio Cavalcante Lima tem 56 anos. Engenheiro agrônomo e empresário, ele tentou reeleição em 2022, levando 5.520 e não foi eleito. O deputado estadual é irmão do prefeito da cidade de Feijó, Kiefer Cavalcante (Progressistas).

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac