loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Aleac realiza 1° Sessão da 16° legislatura com leitura da mensagem governamental

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), realizou na manhã desta quinta-feira (02) a 1° Sessão Solene de sua 16° Legislatura, com a leitura da mensagem governamental, feita pelo governador Gladson Cameli (PP) e o discurso de parlamentares.

A Sessão Solene de abertura dos trabalhos no legislativo, foi iniciada com o discurso do presidente Luiz Gonzaga (PSDB), que deu as boas-vindas às autoridades presentes e demais convidados, reafirmando seu compromisso para o bom funcionamento da Casa Legislativa.

“Governador Gladson Cameli, autoridades presentes, membros da Mesa Diretora, demais parlamentares e convidados, em primeiro lugar, agradeço a Deus, o grande arquiteto do universo, por esta oportunidade bonita e importante que vivemos. Ontem tivemos a posse dos 24 parlamentares e minha eleição como presidente da Casa, junto aos demais deputados que compõem a chapa. Temos uma grande missão pela frente”, disse.

Em seguida, o governador Gladson Cameli iniciou seu discurso falando sobre a importância da harmonia, respeito e colaboração entre os poderes constituídos. Ele agradeceu a Deus e a população acreana pela oportunidade de exercer um segundo mandato e, reafirmou seu compromisso em fazer uma gestão transparente e democrática.

“Essas três palavras devem nortear o compromisso entre os três poderes. A posse dos senhores ontem foi um ato que representa a importância de cada cidadão em toda extensão territorial do Acre. Gratidão faz parte do meu vocabulário e agradeço, na pessoa do 1° secretário Nicolau Júnior, o apoio no momento mais difícil que vivemos no mandato passado. Também agradeço a deputada Michelle melo, que aceitou o convite para ser líder do governo. Todos que convivem comigo sabem o quanto prezo pela democracia e respeito mútuo. Acredito que a governabilidade só é consolidada com o diálogo e assim nosso governo tem agido com todos, sempre pautados pela forma transparente que gosto de trabalhar”, pontuou.

Frisando que toda a sua equipe atua incansavelmente para que o Acre obtenha os avanços necessários no campo social e econômico, o chefe de estado pediu o apoio também do governo e bancada federal para que todas as prefeituras do Acre sejam contempladas através de parcerias, alcançando assim a vida daqueles que vivem em locais mais distantes.

“Precisamos de apoio para termos uma relação diplomática e amigável e, assim, estarmos presentes na vida daqueles que mais precisam do apoio do poder público. Várias reformas foram realizadas e lei aprovadas, graças a esta Casa e mesmo quando enfrentamos a pandemia da Covid-19, fomos ‘invencíveis e grandes na guerra’, como diz nosso Hino Acreano”, destacou.

Dentre as obras que serão realizadas nos próximos anos, o governador destacou a entrega da primeira etapa do Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira, a abertura do processo de licitação para a construção do viaduto entre as Avenidas Ceará e Getúlio Vargas e o início das obras na orla do Bairro Quinze e da segunda maternidade da capital, dentre outras.

“Aos senhores e senhoras, peço apenas duas coisas: aos deputados de bancada, que não elogiem apenas por bajulação. Aos opositores, que não critiquem apenas para serem contrários ao governo. Aprecio a crítica sincera e construtiva, que nos ajuda a corrigir o que precisa ser aperfeiçoado. Ao presidente eleito da Aleac, deputado Luiz Gonzaga, lhe desejo boa sorte e conte comigo”, finalizou.

A líder do governo na Aleac, deputada Michelle Melo, em seu primeiro discurso, agradeceu a oportunidade oferecida a ela e reafirmou seu compromisso com a população acreana, em especial as mulheres e os mais necessitados.

“Meus passos na política sempre foram voltados para cuidar das pessoas. Como deputada, quero fazer muito mais pela população acreana. Sou a primeira mulher líder do governo no Acre e isso me traz muita honra. Que possamos mudar a história das mulheres aqui, para que sintam que seu governo atua para que as empodere. Ser líder é um grande desafio, mas aceitei, pois terei a liberdade de apontar caminhos, ser crítica e ouvida. Então firmo meu compromisso com o governador e a população acreana. Seguirei sendo a Michelle de sempre, autêntica, verdadeira e transparente”, disse.

O deputado Emerson Jarude (MDB), iniciou seu discurso cumprimentando os presentes e agradecendo pela sua eleição para o parlamento estadual. “Eu agradeço pelo presente mais valioso que eu poderia ter ganho, a confiança dos acreanos que votaram em mim, optando por um projeto que visa um Acre melhor para todos. A vida de quase um milhão de pessoas será diretamente afetada pelos trabalhos que realizaremos. Aqui não há inimigos, adversários ou concorrentes, hoje somos deputados de todo o estado do Acre”.

Tanízio Sá (MDB) eleito para seu primeiro mandato, falou sobre a honra em estar na Aleac representando os acreanos. “Vim para cá com uma missão, pegamos a pior cidade do Acre e a transformamos graças ao de Gladson Cameli. Por isso estou aqui para lhe ajudar, senhor governador, pois reconheço o trabalho que foi realizado em Manoel Urbano, um grande produtor em nosso Estado”.

Eleito para o seu sexto mandato, Edvaldo Magalhães (PCdoB), falou sobre seu orgulho em desde seu primeiro mandato, estar representando a mesma sigla. “Cumprimento todas as autoridades presentes e registro meu reconhecimento pessoal a atitude corajosa e destemida na defesa do Estado Democrático de Direito, Dr. Danilo Lovisaro. A todos os presentes que prestigiam essa sessão tão importante, inicio meu sexto mandato como deputado estadual e, com muito orgulho, na legenda do meu partido, PCdoB, que tem firmeza ideológica e compromisso com as causas importantes das minorias”.

Eleito para seu segundo mandato, o deputado Fagner Calegário (Podemos) disse estar alegre por ouvir na mensagem governamental expressões como legalidade e oportunidade. “Não quero mais ver meus amigos indo embora daqui, necessitamos fazer com que o Acre acabe com o desemprego. Precisamos lembrar também dos empresários, que fomentam a iniciativa privada no Estado, gerando emprego e renda”.

Pedro Longo (PDT) destacou sua felicidade em passar a liderança do governo para Michelle Melo, a quem ele considera atuante e destemida. “Não poderia deixar de fazer uma despedida da liderança. Durante cerca de dois anos, atuei como líder do governo, uma missão que muito me honrou e fico muito feliz em ser substituído pela combativa Michelle Melo. Pude exercer uma liderança de diálogo e resoluções, graças a abertura que o governador Gladson Cameli, com seu espirito tão democrático, me permitiu”.

A deputada Maria Antônia (PP), parabenizou o governador Gladson Cameli pela sua reeleição. Pediu ainda que o gestor priorize a saúde pública em sua gestão. “Quero desejar ao governador e toda sua equipe, todo sucesso do mundo. Que Deus possa abrir as portas para o senhor e que seja mais uma gestão abençoada e produtiva. Muita coisa ainda precisa ser feita pelas famílias acreanas, vou destacar aqui o nosso setor de saúde, que, para mim, é a área primordial de qualquer governo. Que o senhor possa dar uma atenção especial a esse setor”.

Ao finalizar a solenidade, o presidente Luiz Gonzaga expressou seu compromisso em seguir trabalhando harmonicamente com os poderes constituídos. Também desejou uma boa gestão ao governador Gladson Cameli e toda a sua equipe.

“Finalizo agradecendo aos meus pares por terem me escolhido como presidente, junto à equipe que irá trabalhar ao meu lado. A legislatura anterior foi de muito sucesso graças aos trabalhos realizados e, para nós, esse será um estímulo para que façamos ainda melhor. Agradeço a todos os servidores que nos ajudam a conduzir o parlamento, todos trabalharam com afinco e assim continuaremos. Faremos de tudo para darmos condições de trabalho aos 24 deputados, iremos oferecer o melhor, pois esse é o nosso propósito. Desejamos boa sorte a todos e que Deus os abençoe”, concluiu.

Participaram da Mesa de Honra o primeiro secretário da Aleac, deputado Nicolau Júnior, a desembargadora e presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Waldirene Cordeiro, o procurador-geral do Ministério Público do Acre, Danilo Lovisaro, o presidente do Tribunal de Contas, Ribamar Trindade, a defensora pública geral da Defensoria Pública do Acre, Simone Santiago e a vice-governadora, Mailza Gomes.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac