Deputado Josa da Farmácia destaca campanha para ajudar na procura de crianças desaparecidas

josa260515O deputado Josa da Farmácia (PTN) destacou na sessão desta terça-feira, 26, a ação realizada pela concessionária Autoban que, segundo o parlamentar, administra algumas rodovias do Estado do São Paulo. A ação que vem sendo realizada há sete anos, consiste basicamente em entregar aos motoristas que passam pelos pedágios um panfleto com informações e fotos de crianças desaparecidas. O mesmo projeto também orienta os pais com dicas de como evitar o desaparecimento de crianças.

“Os conselhos federais e regionais de medicina também participam destas campanhas por meio de mobilizações nos Estados que chamam a atenção dos médicos e da sociedade para este problema. Grupos de conselheiros visitam hospitais com o objetivo de estimular colegas e outros profissionais da saúde a identificarem as crianças, além de orientar pacientes a evitar o problema”, explicou.

De acordo com o parlamentar, no Acre o Ministério Público também aderiu ao projeto “Reencontro” que tem por objetivo encontrar crianças no Norte do país. “Temos um levantamento do número de crianças desaparecidas iniciado em 2013, em nosso Estado. Esse levantamento foi feito pela Coordenadoria da Infância e Juventude, junto à Secretaria de Polícia Civil. Ao menos 200 mil pessoas desaparecem no país a cada ano. Ente elas, 40 mil são crianças e adolescentes. Em torno de 15% nunca retornam aos seus lares”, complementou.

Para Josa da Farmácia iniciativas como estas é que fazem a diferença e acabam surtindo efeito, resultando no reencontro de crianças com seus pais ou familiares. “São a estes projetos que temos que dar nosso total apoio, pois não sabemos se estas crianças e adolescentes desaparecidos estão vagando pelas ruas ou foram vítimas do tráfico internacional de pessoas. Temos que nos integrar a estes projetos e colocar o Acre entre os estados que dão atenção especial a este tema”, concluiu.

Mircléia Magalhães