Edvaldo Magalhães questiona baixo percentual de recursos para a produção agrícola no Estado

A divisão dos recursos estaduais para o ano que vem, foi tema do discurso do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) durante sessão ordinária desta quarta-feira (26). O parlamentar afirmou que é inconcebível a ideia de que a produção agrícola receberá menos de 1% do orçamento do Estado previsto para 2023, o que representa pouco mais de R$ 86 milhões, de um total de R$ 9 bilhões.

“O governo que se dizia ser do agronegócio, que faria uma revolução no Acre, destina para a Secretaria de Produção e Agronegócio apenas R$ 86,64 milhões, menos de 1% do orçamento. Por isso, se você pegar os dados do Ministério da Agricultura durante esses quatro anos da atual gestão, a produção de amendoim, arroz, banana, borracha, feijão, laranja, mamão, melancia e até de mandioca, diminuiu” criticou.

Magalhães pontuou que o orçamento para 2023 teve um acréscimo de quase um bilhão de reais, ficando em torno de R$ 9 bilhões, entretanto, o governo subestima a Peça Orçamentária e, no final, precisa fazer uma espécie de encontro de contas.

“Houve um bom aumento de verba com esses quase R$ 1 bilhão, mas, e aí, o que houve de extraordinário com esse salto? Eles cometem um verdadeiro crime contra a produção agrícola. Produtos da agricultura familiar diminuíram, a única pauta que cresceu foi a do café, mas não por investimento do governo, porque o único recurso que teve foi uma emenda apresentada por mim, que ainda nem foi executada. Portanto, ainda não teve efeitos práticos na produção do café”, esclareceu.

O parlamentar finalizou seu discurso afirmando que, durante a audiência pública para debater o orçamento de 2023, essa questão terá que ser debatida e que ele vai apresentar uma proposta de remanejamento de recursos para que a produção agrícola seja fortalecida.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas