loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Charuto com tabaco do Acre é atração em festival do setor na Bahia e deputado Tchê comemora

 

Em pronunciamento na sessão desta terça-feira (25), o deputado Luís Tchê (PDT) disse que um dos produtos agrícolas que tem revelado um enorme potencial no Estado do Acre, além da macaxeira e do café, é o tabaco.

Segundo o parlamentar, a prova disso é que os mais importantes especialistas no Brasil têm se surpreendido com a qualidade do charuto Grand Amazônia. O produto é elaborado com tabaco produzido no Alto Juruá.

“Li uma matéria, hoje, e pude ver que o tabaco produzido em Marechal Thaumaturgo virou atração em festival na Bahia. Isso é maravilhoso demais. Lembro da primeira vez que fui naquele município e fiquei encantado com a cultura do fumo de rolo. Na primeira oportunidade que tive eu falei sobre essa cultura na Unale, pois sabia que era algo que tinha futuro, que poderíamos agregar valores e assim atrair turistas, e eu estava certo”, disse o parlamentar.

Ainda de acordo com o pedetista, aproximadamente 50 famílias trabalham na produção de tabaco no Alto Juruá, e dessas, 20 famílias estão exportando o produto para a Bahia.  

“Acredito que ainda podemos fazer uma mudança. Temos o orçamento do Estado, e desde o ano passado que o governo tem dado a esta Casa a condição de legislar sobre ele, de apresentarmos as emendas que são necessárias. E nós podemos colocar uma emenda para essa questão do fumo, nós podemos agregar valor a isso. Nós precisamos investir mais nessa cultura, assim poderemos gerar emprego e renda no Acre”, complementou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas

Foto: Sérgio Vale