loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Tchê apresenta indicação sugerindo criação de universidade estadual

Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Luís Tchê (PDT) apresentou uma indicação solicitando a criação de uma universidade estadual.

Segundo ele, as modalidades dos cursos poderiam ser à distância ou semipresenciais, com o uso de escolas públicas pré-determinadas para servirem como polos de apoio ao estudante.

“Nessas andanças que faço vi que a maioria dos estados tem uma universidade estadual, tem muita gente que trabalha de segunda a sexta-feira que sonha com uma possibilidade de estudar. E as escolas públicas fecham no sábado e no domingo. Uma universidade estadual, sendo à distância, daria a chance para essas pessoas que trabalham, que não têm muito tempo disponível.  Uma oportunidade única para melhorar a vida dessas pessoas”, enfatizou.

O pedetista frisou, ainda, que a sugestão também foi apresentada em 2005, pelo então deputado Chagas Romão (MDB). “Eu preciso fazer aqui, o registro do deputado Chagas Romão. Em 2005, ele fez uma indicação ao governo da possibilidade de um estudo para a gente implantar uma universidade estadual no Acre. E, hoje, faço a minha indicação reforçando a necessidade disso”, complementou.

Tchê também falou sobre a atual situação da BR-364. “Não consigo entender, com as tecnologias que temos hoje na construção civil, que a gente não consiga resolver os problemas da 364. As pessoas falam que o solo é ruim, mas também não consigo entender, temos trechos bons na estrada que foram feitos há anos. Mas nós precisamos achar uma solução, nossos senadores, governo, bancada federal, todos têm que se unir para encontrar uma saída”, finalizou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas

Foto: Ismael Medeiros