loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Pedro Longo pede que governo do Estado estabeleça jornada de trabalho de 30h para servidores do IGESAC

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Pedro Longo (PDT), apresentou na sessão desta terça-feira (13), uma indicação ao governo do Estado sugerindo que seja implantada jornada de trabalho de 30h para os empregados do IGESAC, salvo cargos com lei específica.   

O parlamentar frisou que esse é um pedido antigo dos servidores e servidoras do Instituto de Gestão de Saúde do Acre.

“Isso é mais que um merecimento e reconhecimento para com esses servidores pelo trabalho que realizam na saúde pública do Estado. Destaco, ainda, a atuação desses servidores no período pandêmico, no qual, muitos deles, infelizmente, não conseguiram retornar aos seus lares”, justificou.

Pedro Longo solicitou, ainda, com urgência à Procuradoria Geral do Estado (PGE), a apreciação de processos relacionados à indenização de servidores do Depasa e Detran.

“Já falei sobre isso pessoalmente com o procurador-Geral do Estado e reitero esse pedido aqui nesta tribuna. É necessário que se dê celeridade ao pagamento das indenizações aos servidores temporários que foram demitidos sem o recebimento de indenizações ordinárias. Eles estão esperando ansiosamente por isso. Esses trabalhadores prestaram serviços ao Estado e precisam receber”, disse.

O pedetista também falou sobre a audiência pública que será realizada na próxima quinta-feira (15), no plenário da Casa de Leis, para discutir, junto aos representantes dos órgãos competentes, a fiscalização da lei aprovada na Aleac que proíbe o comércio, transporte e manuseio de fogos de artifício, ou quaisquer artefatos pirotécnicos que produzam estampidos.

A Lei se aplica a recintos fechados e ambientes abertos, em áreas públicas ou locais privados. O descumprimento do disposto resulta na apreensão dos artefatos e, sem prejuízo da apuração de crime de maus-tratos e da reparação do dano moral coletivo contra os animais.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas

Foto: Sérgio Vale