loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Wagner Felipe pede que unidade de Saúde de Capixaba se torne unidade mista

Durante sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (13), o deputado Wagner Felipe (Republicanos) voltou a pedir que o governo, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), transforme a Unidade Básica de Saúde Idelfonso Cordeiro em uma unidade mista. O posto fica localizado em Capixaba.

“A Unidade já funciona por 24h, mas mesmo assim é considerada uma unidade básica. Ocorre que, atualmente, o local não tem balas de oxigênio na ambulância para poder transportar os pacientes. Havendo essa transformação, o local vai dispor de melhores condições e equipamentos”, explicou.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) oferece um serviço utilizado para primeiro atendimento. É utilizado para consultas, ou sintomas e dores que, em uma primeira percepção, não parecem tão graves. A Unidade Mista é destinada à prestação de atendimento em atenção básica e integral à saúde, de forma programada ou não, nas especialidades básicas, podendo oferecer assistência odontológica e de outros profissionais, com unidade de internação, sob administração única. A assistência médica deve ser permanente e prestada por médico especialista ou generalista.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas

Fotos: Sérgio Vale