Aleac realiza sessão solene em homenagem ao centenário do nascimento do Mestre Gabriel

Na manhã desta quinta-feira (23), a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) promoveu uma sessão solene em alusão ao centenário do nascimento do Mestre Gabriel da Costa, mundialmente conhecido como fundador da União do Vegetal. A solenidade contou com a participação de autoridades e membros da religião.

José Gabriel da Costa nasceu no dia 10 de fevereiro de 1922, no município de Coração de Maria, Bahia. Ele trabalhou em diferentes seringais do Acre, Rondônia e também na Bolívia, onde conheceu o chá Hoasca (ayahuasca), em abril de 1959.

Em janeiro de 1965, Mestre Gabriel foi morar em Porto Velho, onde a UDV se organizou primeiramente como Associação Beneficente União do Vegetal e, em 1970, como Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, instalando-se a sua primeira Sede na rua Abunã.

O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior (PP), destacou o trabalho que os membros da União do Vegetal têm realizado ao longo dos anos. “Quero cumprimentar todos os presentes nesta sessão. Eu não poderia perder esta solenidade, a UDV tem feito um grande trabalho em nosso Estado e esse centenário é um marco para a religião. O trabalho dos núcleos realizado para promover o autoconhecimento das pessoas é muito bonito”.

O primeiro secretário da Aleac, deputado Luiz Gongaza (PSDB), autor do requerimento para a realização da solenidade, falou sobre a importância da homenagem. “O homenageado de hoje, Mestre Gabriel, consciente de sua missão, formou um quadro de mestres para dar prosseguimento ao seu trabalho quando ele partisse. E assim ocorreu, os mestres formaram outros mestres, repassando todo ensinamento da religião. Agradeço a todos os parlamentares por terem aprovado, por unanimidade, esta solenidade”.

Mário Rodrigues Filho, Mestre Assistente Geral, que participou da solenidade representando a sede geral da UDV Nacional, falou sobre o trabalho que a União Vegetal realiza no Estado. Destacou, ainda, a importância dos ensinamentos deixados pelo Mestre Gabriel.

“Mestre Gabriel era um homem simples, sem grandes conhecimentos, mas de uma sabedoria espiritual única. Seus ensinamentos continuam através de seus discípulos. O Mestre Gabriel nunca criticou outras religiões, porque a União do Vegetal é uma sociedade religiosa sem distinção de cor, nacionalidade ou ideologia política. Para nós, cada religião tem sua importância para auxiliar o povo. E é essa a nossa missão, auxiliar as pessoas”, enfatizou.

Em sua fala, Getúlio Gabriel da Costa, filho primogênito e representante do Mestre Gabriel, agradeceu aos deputados pela homenagem. Emocionado, ele contou um pouco da história do seu pai.

“Estou muito feliz e emocionado com esta homenagem ao centenário do nascimento do meu pai. Eu presenciei os trabalhos da União do Vegetal desde os primeiros momentos nos seringais. Na infância, auxiliava meu pai com o corte da seringa e o sustento da casa. Também auxiliei meu pai nos trabalhos espirituais. Tenho muito orgulho da história dele, dos seus ensinamentos, do legado que ele deixou”, disse.

A União do Vegetal é uma religião de fundamentação cristã e reencarnacionista que usa em seu ritual o Chá Hoasca, também conhecido como ayahuasca, preparado a partir de duas plantas amazônicas, o cipó Mariri e as folhas da árvore Chacrona.

A religião tem como princípio a contribuição para o desenvolvimento espiritual do ser humano, o aperfeiçoamento de suas qualidades intelectuais e de suas virtudes morais, sem distinção de raça, sexo, credo, condição social ou nacionalidade.

Ao final da solenidade, a cantora Yvana Pacífico interpretou a canção Sininho do Amor. Em seguida, foi entregue ao Mestre Getúlio Gabriel o Título de Cidadão Acreano e também uma placa em homenagem ao seu pai, Mestre Gabriel da Costa.

Também foram homenageados com Moções de Aplausos os mestres: Alberto Furtado, Edilson Oliveira, Maria de Fátima, Marineide da Silva, Mário Marques, Mário Rodrigues e Odaisa Alexandrina.

Além dos parlamentares estaduais, participaram da solenidade, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), representantes e membros dos núcleos da UDV, do Ministério Público do Acre, Defensoria Pública e Procuradoria Geral do Estado.

Andressa Oliveira/ Mircléia Magalhães

Revisão: Suzame Freitas