Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Mães de crianças vítimas de síndrome respiratória são recebidas na Aleac

 

Após a realização do Grande Expediente, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (PP), suspendeu a sessão desta terça-feira (14) para que as mães de crianças vítimas de síndrome respiratória fossem recebidas e ouvidas.

O parlamentar se solidarizou às mães e reiterou que o Legislativo está de portas abertas para atendê-las, buscar respostas e soluções. “Como combinado, estamos recebendo as mães, estamos aqui para ouvi-las, para confortá-las de alguma forma e entendê-las. Sou totalmente solidário a dor de cada uma delas”.

Joelma Dantas, mãe de uma das crianças vítimas da síndrome respiratória, disse que não imaginava um dia sentir a dor de perder um filho. Ela acusa a secretária de Saúde do Estado, Paula Mariano, de ser negligente e omissa, e pede que o governador Gladson Cameli (PP) a exonere do cargo.

“Não há nomenclatura para uma mãe ou pai que perdem um filho, mas quando isso ocorre por negligência, a gente não consegue viver o luto. Faltou sulfato de magnésio para ser ministrado no meu filho, eu vi a correria dos médicos em busca de uma extensão para colocar respirador, pois nem isso tinha no Pronto Socorro”, disse.

Joelma seguiu falando que reconhece o esforço dos profissionais de saúde e, inclusive, das tentativas da diretora do Pronto Socorro, Dora Vitorino, de alertar Paula Mariano para que providências urgentes fossem tomadas.

“Por que desativaram os leitos de UTI após a pandemia da Covid-19? Nossos filhos morreram por negligência do governo e da Sesacre e essa é a pior dor do mundo. Eu me humilhei, eu pedi para todas as autoridades e ninguém fez nada. A secretária de Saúde não agiu. Por que até agora ela não foi demitida? É desumano o que fizeram com nossos filhos, eles não vão voltar, mas vocês podem evitar que novas mortes ocorram”, lamentou chorando.

Ao final da reunião, o presidente Nicolau Júnior reiterou seu total apoio às mães e afirmou que o Poder Legislativo está acompanhando as denúncias, bem como as ações que estão sendo tomadas em relação ao caso.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas

Fotos: Sérgio Vale