loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Aleac realiza sessão solene para comemorar os quatro anos da “Operação Álcool Zero” no Acre

sessalcoolzero140515Através de um requerimento do deputado Daniel Zen (PT), a Assembleia Legislativa realizou na nesta quinta-feira, 14, sessão solene em comemoração aos quatro anos da “Operação Álcool Zero” no Estado. O presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), fez a abertura dos trabalhos convidando para compor a mesa de honra o Diretor Geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Gemil Salim de Abreu Júnior; O procurador-geral de Justiça do MPE em exercício, Cosmo Lima de Souza; o comandante geral da Polícia Militar do Estado em exercício, Coronel César Souza de Freitas, e o primeiro-secretário da Aleac, deputado Manoel Moraes (PSB).

Em pronunciamento Ney Amorim parabenizou o trabalho que vem sendo realizado pelo Detran e ressaltou a importância da Operação Álcool Zero no Estado. “Quero parabenizar o deputado Daniel Zen pela iniciativa de pedir esta sessão solene, e parabenizar também o governador Tião Viana bem como a equipe do Detran pelo trabalho que vem sendo realizado no Estado desde que a Operação Álcool Zero foi implantada no Acre. Sei da importância dessa operação, eu mesmo já fiz o bafômetro varias vezes, temos que ter a consciência de que ações como essas deixam o trânsito mais seguro e muitas vidas são preservadas”, enfatizou.

O autor do requerimento, deputado Daniel Zen, destacou que os índices de acidente de trânsito diminuíram consideravelmente desde que a operação foi implantada no Estado do Acre. “A finalidade dessa operação é defender o bem maior que é a vida. Fico feliz que mesmo que a operação tenha ganhado no início a antipatia da população, o objetivo principal dela tenha sido alcançado que é a diminuição do número de vítimas fatais por acidente de trânsito”, ressaltou.

De acordo com o parlamentar, a partir de 2012 houve uma redução de 32%, em 2013 de 15% e em 2014 de 22%. “Esses dados comprovam o êxito e importância que a operação tem na preservação da vida. O governador Tião Viana bem como toda equipe do Detran estão de parabéns pelo trabalho. A população do Acre reconhece que o maior objetivo dessa operação foi alcançado, salvar muitas vidas, pois desde a implementação da OAZ a redução de vítimas fatais em decorrência de acidente de trânsito foi grande”, complementou.

Em pronunciamento, o diretor-geral do Detran, Gemil Salim de Abreu Júnior, parabenizou o governador Tião Viana (PT) pelo apoio desde que a Operação Álcool Zero começou a atuar no Estado. Segundo Gemil, todo procedimento que diz respeito à operação é realizado de maneira séria.

“Quero destacar aqui o empenho do governador Tião Viana para que essa operação obtivesse resultados positivos desde o início. Sabemos que muita coisa ainda deve ser feita para melhorar o comportamento dos condutores do Acre, mas vidas estão sendo salvas e isso é o objetivo maior dessa operação”, afirmou.

Cosmo Lima de Souza, procurador-geral de Justiça do Estado em exercício, disse que além de coibir a embriaguez no trânsito, a Operação Álcool Zero também trabalha de forma educacional. “Não temos essa cultura de educação no trânsito, isso fica notório quando os condutores não respeitam o direito de ir e vir dos pedestres. Esse trabalho realizado pelo Detran, além de reduzir as mortes por acidentes de trânsito ainda possibilita que os condutores aprendam como se comportar quando está dirigindo. A redução de gastos hospitalares também foi um ponto positivo deste trabalho”, disse.

O comandante geral da Polícia Militar do Acre em exercício, coronel Mário César de Freitas, ressaltou que a Operação Álcool Zero foi instalada no Acre no ano de 2009 com o objetivo de tornar ainda mais rígido o combate ao uso de bebida alcoólica na direção veicular.
“Por iniciativa do governador Tião Viana a Lei Seca foi regulamentada pelo Decreto Estadual nº 3.064, de 29 de dezembro de 2011, cuja finalidade foi defender a vida. Esse Decreto fez com que a operação fosse implementada em todo o Estado como uma política pública de governo permanente, com ações de educação e fiscalização de trânsito, resultando na diminuição de vitimas fatais por acidente de trânsito”, destacou.

No final da solenidade os deputados estaduais entregaram um certificado de honra ao mérito aos profissionais que atuam na Operação Álcool Zero na capital acreana. O tenente-coronel Márcio Alves, coordenador da Ciatran, recebeu o certificado pelos serviços prestados enquanto o coordenador na gestão 2011/2014; o coronel José dos Reis recebeu pelos relevantes serviços prestados enquanto comandante geral da Polícia Militar do Acre na gestão 2011/2014, e Sawana Carvalho, Secretária de Gestão Administrativa, pelos relevantes serviços prestados enquanto diretora-geral do Detran/AC, na gestão 2011/2014.

O que os parlamentares disseram:

Jesus Sérgio (PDT)
“Quero agradecer pelo serviço que a equipe da Operação Álcool Zero vem prestando ao nosso Estado, pois o objetivo é salvar vidas. Os números demonstram isso. A Assembleia sempre estará de portas abertas. A sugestão é que o mesmo serviço que seja prestado aqui seja levado para o interior”.

Gehlen Diniz (PP)
“Inicialmente eu quero parabenizar pelos números alcançados. Parabenizar principalmente os policiais militares, os agentes e as pessoas que trabalham nas atividades afins. Essa campanha tem que ser ampliada, inclusive nas escolas. Possivelmente irei elaborar esse projeto de lei que coloca a disciplina de trânsito nas escolas”.

Josa da Farmácia (PTN)
“No nosso Estado do Acre, no ano de 2013, houve redução de 63% de acidentes fatais. Isso se deve a Operação álcool Zero. A Lei Seca e a Operação Álcool Zero vieram para revolucionar as relações no trânsito. Espero que medidas mais duras sejam tomadas para aqueles que cometem crimes de trânsito”.

Jairo Carvalho (PSD)
“Parabenizo a iniciativa do nobre deputado Daniel Zen por estar falando aqui de um tema tão importante que é em favor da vida. É uma grande irresponsabilidade o cidadão dirigir embriagado, pois coloca em risco a vida de inocentes”.

Jenilson Leite (PCdoB)
“Sugiro que o Programa Álcool Zero seja incluído em um programa preventivo como disciplina dentro das escolas. É um programa que traz benefícios para as pessoas. Eu queria, nesse sentido, parabenizar todos vocês. Nós acreditamos muito no trabalho que vocês fazem. Vocês terão o amparo desta Casa”.

Lourival Marques (PT)
“O que mais me surpreende e me deixa feliz é ver os números alcançados em relação à educação de trânsito. Acredito que vamos diminuir muito o número de mortes. Mais de 300 mil pessoas tiveram acesso às informações. Vamos dar total apoio a essa instituição”.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac