loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Daniel Zen faz alerta sobre índice de feminicídio no Acre

 

Durante sessão realizada na manhã desta quarta-feira (25), o líder do Partido dos Trabalhadores (PT), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen, falou sobre o crescimento do índice de feminicídio no Estado. Proporcionalmente, o Acre é o estado da Federação com maior número desse tipo de crime.

É considerado feminicídio pela lei, quando o assassinato envolve violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher, vítima. Nos últimos três anos, 98 mulheres foram assassinadas, 37 delas foram mortas, exclusivamente, por serem mulheres.

“Ontem mencionei aqui, esse debate que está sendo feito pelo Ministério Público, que é o crescimento do índice de feminicídio. A violência contra a mulher tem atingido índices alarmantes no Estado. De 2018 a 2020, foram 98 mulheres assassinadas e 37 delas foram mortas, exclusivamente, por serem mulheres. 60% desses crimes ocorreram dentro das residências”, explanou.

Daniel Zen disse que o crime de feminicídio trata-se de uma morte anunciada, um desdobramento da prática de violência que vai se avolumando dentro dos lares. Ele destaca a importância de se estabelecer políticas públicas para combater o crime.

“Feminicídio é assassinato de morte anunciada, surge após uma escalada de violência doméstica e, se não tem política pública de conscientização, esses números continuarão crescendo e tornando o Acre o estado que mais mata mulheres no Brasil. O governo precisa agir”, avalizou.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas