loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Daniel Zen lamenta falta de apoio do governo do Estado a pequenos produtores “Priorizou apenas o grande produtor, o latifundiário”

 

Em pronunciamento na sessão desta terça-feira (10), o líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen, falou sobre o Grito da Terra, uma das maiores atividades de massa que o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais realiza todos os anos desde 1995.

O evento aconteceu na capital acreana na última sexta-feira (6), e reuniu cerca de 100 trabalhadores rurais no Calçadão da Gameleira, no 2º Distrito de Rio Branco. O parlamentar frisou que durante a manifestação, o grupo dos trabalhadores rurais apresentou ao Governo Estadual e Federal uma série de reivindicações contidas em uma pauta previamente elaborada pela classe.

“O movimento é uma forma que os pequenos produtores da agricultura familiar encontraram para ser vistos e ouvidos. E neste ano, uma das pautas do ato foi a falta de apoio do governo local para os produtores da agricultura familiar. Isso mesmo, o atual governo, que se dizia do Agronegócio, priorizou apenas o grande produtor, o latifundiário, aquele que planta soja, milho, que cria gado e em grande escala”, disse o parlamentar.

O oposicionista lamentou, ainda, que os pequenos produtores estejam completamente ‘desassistidos’ pelo atual governo. “Digo isso porque são os pequenos produtores que precisam de ajuda para a mecanização, para ramal, para acesso ao crédito, para regularização fundiária, para garantia de comercialização da sua produção, para tudo isso. A agricultura familiar gera muito emprego e renda no Estado. Claro que devemos reconhecer que há boa vontade de algumas secretarias como é o caso da Sepa e do Iteracre. Mas, é o governo que precisa investir, é o apoio do governo que vai fazer de fato a diferença nesse setor”, complementou o deputado.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas