Presidente do Conselho Federal de Farmácia é recebido na Aleac

A pedido do deputado Daniel Zen (PT), o presidente, em exercício, da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Chico Viga (PDT), suspendeu a sessão desta terça-feira (10), para receber no plenário da Casa o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge, a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Acre, Márcia Rafaela e vários conselheiros de outros Estados.

Eles vieram ao Estado do Acre para tratar do cumprimento da Lei Federal nº 13.021/2024 que exige assistência farmacêutica para todas as farmácias hospitalares e similares de 100% do horário de funcionamento, incluindo final de semana e feriado, ou seja, assistência farmacêutica integral.

A profissão do assistente farmacêutico, segundo o Conselheiro Federal de Farmácia, Walter Jorge, não tem tido a importância que deveria por parte dos proprietários de farmácias e comércios varejistas do Estado.

“Vim ao Acre conhecer de perto a situação da assistência farmacêutica, nós temos enfrentado algumas dificuldades sobre esse assunto. Talvez os proprietários de farmácias e do comércio varejista como um todo, ainda não tenham despertado para a importância desse novo profissional. Eles representam uma força muito grande e podem contribuir muito com a saúde da população acreana e nacional”, enfatizou.

O presidente do Conselho Federal de Farmácia salientou, ainda, que essa situação precisa ser equacionada no Estado. Ele também pediu o apoio dos deputados estaduais, na luta pela valorização desses profissionais no Acre.

“Devemos ter uma reunião hoje à tarde com os representantes do comércio para chegarmos a uma equação comum, mas acho que já tivemos uma resposta positiva da justiça do Acre, que deixou bem consagrada a aplicação de fiscalização do planejamento em 2021 e também 2022. Isso já foi um grande avanço. O que queremos é resolver essa situação”, complementou.

Em seguida, o deputado Jenilson Leite (PSB), que presidiu o ato que recebeu os líderes farmacêuticos, se solidarizou com a categoria. “Esperamos que a situação seja resolvida o mais rápido possível e que a presença de vocês seja efetivada nas farmácias e nos postos”, disse.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas