loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Jenilson Leite pede melhorias no TFD

 

 

Durante sessão ordinária realizada na manhã desta quarta-feira (04), o deputado Jenilson Leite (PSB) falou sobre sua preocupação com problemas recorrentes do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) oferecido às pessoas do interior que precisam vir para a capital.

O parlamentar disse que foi procurado por moradores de Feijó, que relataram as dificuldades enfrentadas para virem a Rio Branco realizar cirurgias, exames e consultas. Ele pede que o governo tome providências urgentes.

“O pessoal de Feijó disse que o TFD está tendo dificuldade de trazer as pessoas do interior, elas vêm por conta própria e acabam tendo problemas para serem atendidas na Fundação Hospitalar. O governo precisa tomar providências. Hoje, temos uma demanda enorme de pessoas que aguardam por cirurgias e exames”, disse.

Jenilson Leite disse, ainda, que muitos desses pacientes estão se desfazendo de seus bens materiais para tentar arcar com gastos de exames na rede particular, uma vez que não estão conseguindo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Muitos estão se desfazendo de seu patrimônio para arcar com esses gastos. Com o montante que o governo recebeu ao longo desses quatro anos, isso não poderia estar acontecendo. Por isso, a necessidade de termos gestões que compreendam a importância do SUS, pois boa parte da população não tem condições de pagar um plano de saúde. Deixo uma indicação para que o governo torne eficiente esse fluxo do TFD”, finalizou.  

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas