Nicolau Júnior destaca importância do I Seminário de Inovações Legislativas “Uma integração entre o Poder Legislativo Estadual e Municipal”

Através da Escola do Legislativo, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou durante todo o dia de ontem (28), o I Seminário de Inovações Legislativas. O evento, que aconteceu no auditório do Memorial dos Autonomistas, contou com a participação do palestrante Dr. Luís Fernando Pires, coordenador geral do IBL/Interlegis do Senado Federal, e foi voltado para vereadores de todo o Estado, assessores parlamentares e servidores.

O encontro abordou temas como: Inovações e Ferramentas para atuação dos vereadores, além de palestras: Uso da Voz Como Ferramenta do Discurso, ministrada pelo maestro Lidson Martins; e Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Ano de Eleição, ministrada pelo promotor do Ministério Público Eleitoral, Dr. Almir Fernandes.

A diretora da Escola do Legislativo, Rachel Farias, disse que o encontro tem como objetivo oferecer aos participantes um caminho para a modernização e atualização de novas ferramentas. “Nós atravessamos um momento peculiar na política, e mais do que nunca é necessário a atualização e o conhecimento. O seminário é um caminho para a modernização, além de possibilitar a integração dos vereadores de todo o Estado. O nosso desejo é que os participantes saiam daqui mais aptos e conhecedores do tema”, disse.

O presidente do Parlamento Acreano, deputado Nicolau Júnior (Progressistas), destacou a importância do evento.  “Esse é o nosso primeiro evento presencial depois da pandemia e estamos muito felizes com a realização de mais um Seminário. Um evento importante que faz com que haja uma integração entre o Poder Legislativo Estadual e Municipal, trazendo conhecimento aos nossos vereadores para que possam exercer melhor seus mandatos”, enfatizou o parlamentar.

Já o coordenador de Planejamento e Fomento do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB)/Interlegis, Luís Fernando Pires Machado, reforçou a necessidade da participação da entidade em eventos como este. “É uma oportunidade de trazer para os legisladores as tecnologias legislativas e novas metodologias que podem ser aplicadas no dia a dia dos vereadores, assessores e servidores. Conhecimentos importantes que os ajudam no desenvolvimento do seu trabalho parlamentar”, salientou.

Odília Tavares Leitão

A servidora aposentada, Odília Tavares Leitão, de 88 anos, também participou do evento. Odília fez parte da 4ª Legislatura do município de Tarauacá, tendo assumido o cargo no ano de 1974. Ela também atuou como primeira-secretária da câmara municipal. “Estou muito feliz em participar do I Seminário de Inovações Legislativas. Fiz questão de marcar presença. Foi um dia muito produtivo e de muito aprendizado. A Mesa Diretora, por meio da Escola do Legislativo, tem promovido importantes momentos e encontros. Estão de parabéns”, disse a servidora aposentada.

O presidente da Aleac afirmou,  ainda, que outros Seminários e cursos serão oferecidos em breve. “O Legislativo traz, mais uma vez, através da Escola, uma atividade importante para vereadores, assessores e servidores. Um encontro com temas atuais que permitem que os participantes entendam melhor sobre as novas tecnologias e ferramentas disponíveis hoje em dia. Vejo com bons olhos essas iniciativas e a intenção é dar continuidade ao trabalho. Outros cursos e seminários acontecerão”, disse Nicolau Júnior.

Ao todo, 54 pessoas participaram do I Seminário de Inovações Legislativas. O evento contou com a presença de vereadores dos municípios de Senador Guiomard, Plácido de Castro, Xapuri, Assis Brasil, Sena Madureira, Rodrigues Alves, Brasiléia, Feijó e Rio Branco.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas

Fotos: Ismael Medeiros

Dr. Luís Fernando Pires
Promotor do Ministério Público Eleitoral, Dr. Almir Fernandes.
maestro Lidson Martins
diretora da Escola do Legislativo, Rachel Farias Dr. Luís Fernando Pires, coordenador geral do IBL/Interlegis do Senado Federal
diretora da Escola do Legislativo, Rachel Farias
Dr. Luís Fernando Pires, coordenador geral do IBL/Interlegis do Senado Federal Secretária Institucional ALEAC Karen Silva