loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Jenilson Leite cobra água tratada para municípios isolados

 

Em pronunciamento na sessão desta terça-feira (12), o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Jenilson Leite (PSB), apresentou uma indicação pedindo que o Departamento Estadual de Água e Saneamento (DEPASA) encaminhe insumos em quantidade suficiente para atender o município de Jordão e as demais comunidades isoladas que, segundo ele, já estão há algum tempo sem água potável.

“Não tem água tratada em Jordão e em outras comunidades isoladas por falta de produtos de purificação. Já há algum tempo que a população daquela cidade bebe água direto do igarapé. Peço ao governo do Estado e ao Depasa que resolvam essa situação, pois sabemos que a falta de água tratada aumenta os problemas de saúde pública. Deixar de fornecer água tratada para a população é um descompromisso com a saúde pública e quem mais sofre com isso são as mulheres, crianças e idosos”, alertou o parlamentar.

Leite apresentou, ainda, uma indicação propondo a implantação do Instituto Médico no Alto Acre, justificando que a violência cresce diariamente naquela região. “O serviço de legista precisa ser ampliado de maneira emergencial”, justificou ele.

O parlamentar pediu, também, que o governo do Estado e a Secretaria de Segurança façam um mutirão de documentação nos municípios atingidos pela alagação este ano.

“Muita gente perdeu documentos e precisam tirar a segunda via. Em Tarauacá, por exemplo, leva-se 30 dias e custa R$ 96 para tirar o documento de identidade”, complementou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas