loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Leila Galvão ressalta importância do Plano de Educação do Estado

leilagalvao120515A deputada Leila Galvão (PT) destacou na sessão desta terça-feira, 12, a proposta do Plano de Educação do Acre que foi aprovada ontem (11), por unanimidade, pelos membros do Fórum Estadual de Educação. De acordo com a parlamentar, o Plano Estadual de Educação vai reger a educação no Acre nos próximos dez anos, estabelecendo metas a serem alcançadas em todos os níveis e modalidades, da educação básica ao ensino superior.

“Como presidente da Comissão de Educação da Aleac, participei ontem de uma reunião no gabinete do governador juntamente com todos os membros do fórum Estadual de Educação. Fiquei muito feliz de ter tido a oportunidade de participar da discussão desse plano. Espero que nós deputados possamos dar a celeridade necessária na aprovação desse plano, sabemos da importância dele para o avanço da educação no Acre”, disse.

A deputada ressaltou ainda que o documento é resultado de um processo de construção coletiva entre diversos órgãos e entidades educacionais e desenvolveu-se com a realização de um ciclo de debates nas escolas, regionais e municípios, culminando com a elaboração das propostas-base que foram discutidas, votadas e pactuadas.

“Foram realizadas conferências em todos os municípios ouvindo a sociedade acreana para chegar a essa proposta. Foi um longo período dedicado à construção desse plano. Após ser apresentado ao governador Tião Viana, o plano segue para votação aqui na Assembleia Legislativa”, pontuou.

Leila Galvão anunciou também a inauguração da Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Heitor Maria Turrini, que será entregue hoje pelo governador Tião Viana (PT) às famílias que residem na Cidade do Povo. O nome é uma homenagem ao frei italiano que prestou relevantes serviços no Acre.

O colégio tem mais de três mil metros quadrados de área construída, com setor administrativo, laboratório de informática, biblioteca e 12 salas de aula. Também conta com bloco de serviço e área externa, incluindo bicicletário, estacionamento e área verde. Um investimento de R$ 3,4 milhões.

“O objetivo do governo é garantir que todos os moradores da Cidade do Povo tenham escola perto de suas casas, dessa forma crianças e adolescentes terão acesso à educação de qualidade”, disse.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac