loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Assembleia Legislativa do Acre destaca importância do movimento Março Lilás

Março se inicia com a campanha de conscientização ao combate do câncer de colo uterino. A iniciativa ‘Março Lilás’ procura conscientizar as mulheres sobre a importância da realização do exame preventivo, mais conhecido como Papanicolau.

 Essa é a principal estratégia para detectar lesões precoces e fazer o diagnóstico da doença, que é apontada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), como o segundo tumor mais frequente entre as mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama.

Para o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (Progressistas), Março Lilás vem para alertar à população feminina sobre os cuidados com a doença, além de envolver toda a sociedade na discussão do tema.

“Os números são alarmantes e sabemos que esse câncer pode ser evitado. Por isso, todo ano abraçamos essa causa, levantamos essa bandeira porque precisamos incentivar a realização das consultas e exame preventivo, o Papanicolau, porque quanto mais cedo identificada a doença, mais eficiente é o tratamento”, enfatizou o parlamentar.

É importante ressaltar que em 2020, o governo do Acre sancionou a lei nº 3.310 que concede atendimento prioritário a pessoas que fazem tratamento de câncer no estado. A proposta é de autoria do deputado Chico Viga (Podemos) e foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares na época.

A medida determina que os estabelecimentos públicos estaduais, agências bancárias, estabelecimentos comerciais e privados de prestação de serviço de qualquer natureza devem prestar atendimento prioritário às pessoas que fazem qualquer tipo de tratamento oncológico.

Para ter direito a receber o atendimento com prioridade, a lei afirma que o paciente deve apresentar declaração médica que ateste sua condição.

Os estabelecimentos devem ainda divulgar a nova regra em local visível para que os pacientes tenham conhecimento da prioridade.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac