Deputados recebem secretário de Estado para discutir situação do Jordão

Na manhã desta terça-feira (22) a sessão ordinária foi suspensa para receber o secretário Ricardo Brandão, que respondeu a questionamentos dos parlamentares sobre a alagação que tem afetado o município do Jordão. Dentre as soluções indicadas pelos deputados, está a realocação de emendas para contribuir com gastos para reparação de áreas atingidas.

Com a cheia do Rio Tarauacá, 70% da cidade foi atingida, o afluente está com 1,25 metros acima da cota de transbordamento. Quase 350 pessoas estão desabrigadas e foram encaminhadas para escolas públicas que não foram atingidas.

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) pontuou que esse é um momento delicado, que exige ações urgentes. “O sentimento de vários deputados ao pedirem uma solução para esses municípios isolados, é a urgência que aqueles moradores necessitam. O estrago na cidade tem sido enorme, principalmente no setor de produção. Muitos estão passando fome mesmo, perderam suas plantações. Um realocamento de emendas pode ajudar e nós queremos isso”.

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Pedro Longo (PV), pediu ao secretário que veja a possibilidade para redestinação de emendas parlamentares. “Precisamos atender a emergência que ocorre no município, muitos foram atingidos e passam por necessidades. Queremos verificar o que é possível ser feito para darmos uma resposta à altura aos irmãos do Jordão”.

Após ouvir os parlamentares, o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão, agradeceu a preocupação e a sensibilidade dos deputados estaduais com a enchente no município de Jordão.

O gestor relatou que assim que recebeu a ligação do presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior, entrou em contato com as equipes da Sefaz e Casa Civil que logo em seguida deram retorno.

“O nosso diretor de orçamento vai facilitar o trâmite. Hoje, os deputados que queiram realocar emendas para Jordão podem se manifestar ao presidente Nicolau Júnior e a gente vai enviar um documento para a Casa Civil e Sefaz para fazer a devida alteração dentro do sistema. Assim que for alterado o recurso será destinado para Jordão. Tudo será feito de maneira emergencial. Eu agradeço demais essa ajuda. A ação dos senhores vem em excelente hora”, enfatizou Ricardo Brandão.

Andressa Oliveira/ Mircléia Magalhães/ Agência Aleac