loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Ano legislativo na Aleac tem início com leitura da mensagem governamental

Após o recesso de fim de ano, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) deu início aos trabalhos legislativos de 2022 na manhã desta terça-feira (1º). Em razão do aumento dos casos da Covid-19 e de gripe nos municípios acreanos, a solenidade foi realizada de forma remota, transmitida pela plataforma digital da Aleac através do YouTube e Facebook.


Na ocasião, o presidente do Parlamento estadual, deputado Nicolau Júnior (Progressistas), saudou os presentes na sessão online e reafirmou o compromisso da Casa Legislativa com o povo acreano.

“O ano de 2022 será de muito trabalho no Parlamento acreano, tenho certeza de que teremos um ano bastante produtivo. Ainda estamos atravessando momentos difíceis devido à pandemia, mas, seguimos com muita esperança e fé no coração de que tudo vai melhorar. Juntos, superaremos todas as dificuldades, vamos continuar trabalhando para garantir a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, disse o presidente da Aleac.

Após as saudações do presidente Nicolau Júnior, o diretor executivo do governo do Estado, Jefson Dourado, fez a leitura da mensagem governamental. Na explanação, ele observou que para 2022, o governo do Estado dispõe de um orçamento de R$ 7,8 bilhões.

 
“Não tenham dúvidas, senhoras e senhores, de que faremos do Acre, em 2022, um canteiro de obras essenciais para a nossa infraestrutura, que irão alavancar o nosso tão sonhado desenvolvimento econômico”, diz um trecho da mensagem.


Destacando os desafios impostos pela pandemia no Estado, o governador ressaltou que as obras no Acre estão a todo vapor.


“Apesar das consequências da pandemia da Covid, neste momento as obras do Anel Viário de Brasiléia e Epitaciolândia, mesmo no inverno, continuam a todo vapor, num investimento de R$ 62 milhões. Quero lembrar que com a assinatura do acordo bilateral do Brasil com o Peru para a exportação da nossa carne, a BR 317 será um importante corredor rodoviário para as exportações. E o Anel Viário dará agilidade para esse fluxo de transporte transfronteiriço fomentando a nossa economia e gerando empregos”, disse.


Em um dos trechos da mensagem, o governador também assegura um aumento para todo o funcionalismo público, além da realização de novos concursos públicos.


“Isso é compromisso com os nossos servidores que trabalham para que a nossa máquina governamental continue a funcionar. E já estamos com novos concursos públicos previstos. Só para a Sesacre, a previsão é que através de concurso público possamos contratar 956 novos profissionais. Outros 153 para o Corpo de Bombeiros, 217 para o IAPEN e outros 322 para o Instituto Sócio Educativo, o ISE”, destacou.


Ainda na mensagem lida por Jefson Dourado, o governador também agradeceu a parceria da Assembleia Legislativa do Acre com as ações do Executivo.


“Agradeço ao presidente da Assembleia, deputado Nicolau Júnior, a mesa diretora da Casa e a todos os demais deputados pelo apoio incondicional. A Aleac tem sido uma grande parceira do nosso povo e a dedicação de cada um dos senhores e senhoras parlamentares é inegável. Graças aos esforços de todos vocês, nessa legislatura foram votadas e aprovadas matérias e leis essenciais que viabilizaram ações do nosso governo e que beneficiaram milhares de pessoas no nosso Estado”, enfatizou o governador.

 

O que disseram os parlamentares:

José Bestene (PP)

“Cumprimento o presidente Nicolau Júnior, assim como todas as autoridades que participam de forma virtual dessa solenidade. Ouvimos atentamente a mensagem do governo e fiquei muito feliz em saber de tudo que foi colocado nela, é o que todas as pessoas de bem desejam para o nosso Estado. Que o governo possa realizar aquilo que vai de encontro aos anseios da população. Atravessamos essa pandemia, que tem assolado o mundo inteiro e o executivo tem feito sua parte, nós parabenizamos o que tem sido feito. O Acre é o único estado onde não faltou oxigênio.”

Daniel Zen (PT)

“Sobre a mensagem governamental, é algo que o senhor governador considera relevante a ser dito, nosso papel como parlamentares é o de fiscalizar. Me chama atenção o fato de que na mensagem o governador traz mais uma vez uma séria de intenções que, no início do quarto ano de mandato, ainda não foram cumpridas, promessas que são feitas desde o período eleitoral dele. É importante saber que ele não abandonou essas propostas, mas me entristece ter a consciência de que a essa altura do campeonato, a maioria das obras prometidas não foram entregues. Isso chama atenção.”

Pedro Longo (PV)

“Meus cumprimentos a todos os parlamentares, assim como também as autoridades que discursaram. Quero registrar a importância desse ato, a abertura dos trabalhos no legislativo, com a presença dos representantes dos poderes do Estado. Este contexto de harmonia é importante, até porque é esta Casa que aprova as principais demandas que envolvem todos os poderes. Faço o registro de que tenho uma firme convicção de que neste ano o Legislativo será tão produtivo quanto foi no ano passado. É com grande satisfação que retorno aos trabalhos e, desde já, me coloco à disposição dos colegas para o diálogo, buscando estabelecer o consenso em tudo.”

Edvaldo Magalhães (PCdoB)

“Realço e relembro a ausência sentida por todos nós do colega Whendy Lima, que graças a Deus está bem, também da deputada Meire Serafim, ambos em breve estarão conosco. Ouvi atentamente a leitura da mensagem governamental, destaco como algo positivo os investimentos para o último ano do mandato do governador para a infraestrutura, algo que ele deve desde o seu primeiro ano de governo. Torço para que cumpra. Ficou constatado que nos últimos três anos tivemos o menor índice de investimento público no Estado, numa clara demonstração de que apesar de haver recursos, a capacidade de elaboração de projetos não se materializou. Nós perdemos oportunidades de fortalecer nossa economia.”

Roberto Duarte (MDB)

“Cumprimento todos os parlamentares e autoridades que participam desse ato solene. Quero falar da minha tristeza de não estar no meu local de trabalho, que é o plenário da Aleac, como se encontram servidores públicos da Saúde, Segurança, da rede privada em seus ambientes. É muito difícil para mim, aceitar isso, sendo que tantos pais e mães de famílias estão nas ruas. Mas esta foi uma decisão tomada pela mesa diretora e eu peço que a mesma leve uma votação ao plenário, para que os parlamentares decidam pela maioria dos votos. Deixarei o debate político para as próximas sessões.”

Jenilson Leite (PSB)

“Concordo com muitas das questões levantadas pelos colegas oposicionistas. É bem verdade que existem dificuldades devido à pandemia, e precisamos de um governo que haja de forma mais firma e esperançosa para a população. Ouvindo a leitura governamental, o governo faz afirmações de coisas que ele tem a perspectiva de fazer, mas em uma região como a nossa, nenhum elemento teve destaque no executivo. A exemplo disso temos nossa BR-364, que está em desmoronamento e não temos percebido por parte desse governo uma sinalização que assegure nenhuma mudança. Sobre o sistema energético, também não percebemos inovação alguma. O Programa Luz Para Todos, que tanto ajuda pessoas da zona rural, placas solares, nada disso tem recebido a devida atenção.”

Também participaram da sessão solene as seguintes autoridades: Desembargador Roberto Barros, que preside o Tribunal de Justiça do Estado; Ronald Polanco, presidente do Tribunal de Contas do Estado, Danilo Lovisaro, Procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Acre; Dra. Simone Santiago, Defensora Pública Geral do Estado e Dr. Alysson Bestene, secretário extraordinário do governo.

Andressa Oliveira/ Mircléia Magalhães/

Agência Aleac