Deputado Jenilson Leite defende produção de açaí em alta escala no Estado

Deputado Jenilson Leite defende produção de açaí em alta escala no Estado

 

Durante sessão realizada na manhã dessa quarta-feira (01) o deputado Jenilson Leite (PSB) falou sobre a agenda que vai cumprir no Pará, onde participará de um encontro para conhecer melhor sobre a larga produção do açaí no Estado e como o produto se tornou o centro das exportações de lá. A intenção é trazer para o Acre as iniciativas que alavancaram o cultivo do fruto.

“Um grupo de deputados estaduais e prefeitos está indo para uma atividade no Pará, onde conheceremos a cadeia produtiva do açaí. O produto que se tornou um dos principais de contribuição agrícola no Estado, movimentando mais de R$5 bilhões ao ano. Eles ousaram investir na área e 90% da produção de lá é de cultivo, aqui, infelizmente, 98% ainda é extrativista”, disse.

O parlamentar ressaltou que é preciso pesquisar o que se deve fazer para melhorar a participação do setor agrícola no percentual de arrecadação do Produto Interno Bruto (PIB) do Acre. Ele também frisou que há um tempo tem observado o potencial de crescimento no cultivo do açaí no Estado, e inclusive já apresentou um Projeto de Lei que criou o Selo de Qualidade do produto.

“Temos de pensar no que fazer para melhorar a vida da população. A participação do setor agrícola no PIB acreano é muito baixa, 40% vem somente do serviço público, é pouco para um Estado com uma população de 900 mil habitantes. A produção de açaí aqui ainda é baixa, não tem em larga escala, então precisamos ter grandes áreas de terra cultivadas com esse produto, para que dali tiremos renda e geremos a construção de indústrias no Estado. Lá no Pará nós iremos conversar com o presidente do Banco da Amazônia, que é o principal financiador dessa produção, e verificarmos o que podemos trazer para o Acre das boas experiências que eles aplicam”, explicou.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com