loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Jenilson Leite defende produção de açaí em alta escala no Estado

jenilson-leite-psb-050420

 

Durante sessão realizada na manhã dessa quarta-feira (01) o deputado Jenilson Leite (PSB) falou sobre a agenda que vai cumprir no Pará, onde participará de um encontro para conhecer melhor sobre a larga produção do açaí no Estado e como o produto se tornou o centro das exportações de lá. A intenção é trazer para o Acre as iniciativas que alavancaram o cultivo do fruto.

“Um grupo de deputados estaduais e prefeitos está indo para uma atividade no Pará, onde conheceremos a cadeia produtiva do açaí. O produto que se tornou um dos principais de contribuição agrícola no Estado, movimentando mais de R$5 bilhões ao ano. Eles ousaram investir na área e 90% da produção de lá é de cultivo, aqui, infelizmente, 98% ainda é extrativista”, disse.

O parlamentar ressaltou que é preciso pesquisar o que se deve fazer para melhorar a participação do setor agrícola no percentual de arrecadação do Produto Interno Bruto (PIB) do Acre. Ele também frisou que há um tempo tem observado o potencial de crescimento no cultivo do açaí no Estado, e inclusive já apresentou um Projeto de Lei que criou o Selo de Qualidade do produto.

“Temos de pensar no que fazer para melhorar a vida da população. A participação do setor agrícola no PIB acreano é muito baixa, 40% vem somente do serviço público, é pouco para um Estado com uma população de 900 mil habitantes. A produção de açaí aqui ainda é baixa, não tem em larga escala, então precisamos ter grandes áreas de terra cultivadas com esse produto, para que dali tiremos renda e geremos a construção de indústrias no Estado. Lá no Pará nós iremos conversar com o presidente do Banco da Amazônia, que é o principal financiador dessa produção, e verificarmos o que podemos trazer para o Acre das boas experiências que eles aplicam”, explicou.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac