loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Presidentes de sindicatos da Saúde são recebidos pelos deputados estaduais

 

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Jenilson Leite (PSB), reuniu nesta terça-feira (30) com representantes dos sindicatos da saúde do Estado. Os deputados Chico Viga (Podemos), Daniel Zen (PT) e Jonas Lima (PT) também participaram do encontro.

Os profissionais reclamam da falta de anúncio de concurso público por parte do governo do Estado, bem como do não pagamento de gratificações e título de insalubridade que, segundo eles, foram prometidos aos trabalhadores que atuam na linha de frente contra o coronavírus e sujeitos a riscos biológicos.

“Estamos aqui, para pedir o apoio dos deputados estaduais, porque o governo simplesmente descumpriu os acordos fechados em junho deste ano, quando houve o compromisso endossado pelo governador de garantir os avanços para os trabalhadores, que acabaram não sendo atendidos”, disse o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici.

 Ainda de acordo com Pulici, estão entre as demandas as reivindicações de melhoria das condições de trabalho nos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a reforma do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do estado.

“A busca é por avanços nas negociações e até o momento aguardamos a efetivação dos acordos já firmados, inclusive, da pauta relacionada ao PCCR, que já deveria ter sido finalizado. Temos outra reunião amanhã na Casa Civil e dependendo do que nos for apresentado, nós que já realizamos uma paralisação semana passada, faremos uma nova na próxima quinta-feira, 2. Por isso, estamos aqui, não queremos iniciar o ano em greve”, acrescentou o sindicalista.

Os profissionais também pedem apoio dos deputados estaduais para que recursos da Lei Orçamentária Anual (LOA) sejam garantidos também para a Saúde. O presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Aleac, deputado Chico Viga, manifestou apoio à categoria.

“Todos os 24 parlamentares são a favor de todas as categorias, nós estamos do lado dos trabalhadores. O orçamento já foi discutido à exaustão esse ano, mas no dia 09 teremos uma audiência pública para debatermos a LOA e vocês podem participar desse debate. A minha sugestão é que vocês reiniciem um novo diálogo com o governo do Estado sobre esses recursos para a Saúde antes que o projeto vá para votação em plenário. Ainda há tempo de se fazer algumas alterações”, disse o deputado.

O deputado Jenilson Leite também manifestou apoio à categoria. “Vocês sabem que podem contar com a gente, estamos aqui para ajudar vocês a encontrar o melhor caminho. O que também sugiro é que aguardemos esse novo diálogo que vocês farão com o Executivo, se o que for acordado não agradar a categoria, vocês retornam para cá e veremos o que é possível fazer. O que tiver ao nosso alcance será feito, com certeza”, assegurou Jenilson Leite.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas