loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Comissão de Educação da Aleac recebe professores de Libras que pedem retomada de seus contratos junto a SEE

 

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), presidida pelo deputado Daniel Zen (PT), recebeu na manhã de hoje (17) um grupo de professores de Libras, que estão com seus contratos rescindidos pelo Estado desde o início da pandemia. Os profissionais pedem que os parlamentares intercedam junto a Secretaria de Estado de Educação (SEE), para que a situação seja revista.

Cerca de 30 professores de Libras, que também são surdos, alegam que mesmo com a retomada das aulas presenciais de parte das escolas públicas, eles não foram chamados para trabalhar e, com isso, centenas de alunos surdos ficam desassistidos, pois precisam aprender a linguagem para terem acesso a tradução das aulas.  

Daniel Zen pontuou que centenas de alunos são prejudicados quando há a ausência desses profissionais nas salas de aula, pois ficam sem compreender até mesmo o que os intérpretes de Libras traduzem das aulas, uma vez que estão sem estudar o idioma.

“Com a retomada das aulas presenciais, eles vieram pedir nossa ajuda para que a gente possa interceder junto a Secretaria de Educação para saber quando haverá processo seletivo e quando eles serão recontratados, até porque existem centenas de alunos surdos na rede pública que precisam do ensino de Libras da mesma forma que necessitam do tradutor intérprete, pois assim eles compreendem o que os demais educadores estão ensinando”, explicou.

Ao final da reunião, ficou acertado que os membros da Comissão de Educação da Aleac irão elaborar um documento onde apresentarão toda a problemática e encaminharão a SEE. Em seguida será solicitada uma nova audiência para que seja celebrado um prazo para a realização de novo processo seletivo e contratação desses profissionais.

 

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas