loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Daniel Zen pede que intérpretes e professores de Libras sejam reinseridos nos quadros da Educação

 

O líder do Partido dos Trabalhadores (PT), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen, falou durante sessão desta quarta-feira (10) sobre o pedido que recebeu de professores de Libras e intérpretes, para que sejam reinseridos no quadro de educadores da Secretaria de Estado da Educação (SEE). Os profissionais foram exonerados no início da pandemia, quando as escolas passaram a adotar a modalidade de ensino à distância.

“Ontem, recebi uma comissão de professores surdos composta pelos professores de Libras e os intérpretes. Eles me relataram um problema que está acontecendo na SEE. Durante a pandemia e nesse período de retorno parcial de aulas presenciais houve uma suspensão dos contratos de boa parte desses profissionais, e vários deles estão desempregados, como se os alunos surdos não tivessem direito de receberem aulas”, disse.

O parlamentar frisou que esse é o momento de corrigir o erro e retomar os contratos, uma vez que várias escolas estão retornando com as aulas presenciais e a previsão para o próximo ano é de que 100% atue nessa modalidade.

“Temos uma série de alunos surdos que precisam desse suporte. Libras é uma língua, como se fosse outro idioma sim, há surdos que falam em Libras, mas não entendem o português. Então, esses profissionais me pediram que na semana que vem recebamos a comissão de professores que querem expor esse problema para a Comissão de Educação e que esta interceda junto à Secretaria de Educação”, concluiu.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas