Jovens Parlamentares concluem mandato em sessão na Aleac

Na manhã desta quarta-feira (22) foi realizada a sessão ordinária de encerramento do programa Jovem Parlamentar Acreano (JPA). A iniciativa, que proporcionou a 24 estudantes da rede pública de ensino vivenciarem as atividades realizadas pelos deputados, é fruto da parceria entre Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Secretaria Estadual de Educação (SEE) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O projeto que instituiu o JPA é de iniciativa do deputado Daniel Zen (PT) e já está na sua 2º edição. O programa foi validado pela Mesa Diretora da Aleac, por meio do seu presidente Nicolau Júnior (Progressistas) que durante todo o tempo de execução do programa ofereceu suporte aos estudantes.

O presidente do parlamento acreano deu início à solenidade enaltecendo a atuação dos jovens e destacando o quanto essa experiência vai fazer a diferença no aprendizado de cada um. “Quando executamos esse projeto pensamos em torná-lo uma experiência engrandecedora aos jovens escolhidos. Graças a uma parceria entre Aleac, TRE e SEE nós conseguimos obter sucesso. Trata­-se de um projeto grande e enriquecedor para os nossos adolescentes”, disse o progressista.

O autor do projeto de resolução que criou o Programa Jovem Parlamentar Acreano, deputado Daniel Zen, expôs sua felicidade ao presenciar o encerramento de mais uma edição. “Para mim, foi uma grande honra ter apresentado na Aleac o projeto de resolução que criou essa iniciativa, e ver a Mesa Legislativa abraçando essa ideia me entusiasmou ainda mais. Jovens estudantes de escolas públicas puderam ter a vivência do parlamento, participando das atividades no Legislativo que foram desde uma indicação, à tramitação dos projetos nas comissões. Já faço o apelo ao presidente Nicolau Júnior, que tem sido sensível a essas causas, para que seja assegurada a 3° edição do JPA”, enfatizou.

Dando continuidade aos trabalhos legislativos, o presidente Nicolau Júnior passou a palavra para o jovem parlamentar Victor Rikelmy, eleito presidente da mesa diretora entre os estudantes do programa. Em pronunciamento, ele agradeceu pela oportunidade e ensinamentos recebidos durante o período em que participou do Programa.

“Uma vez me disseram que o jovem e a política não combinam e eu discordei, pois se a política existe, é para o bem de todos. Como jovem parlamentar, pude vivenciar momentos incríveis que não irei esquecer. Pude entender a experiência vivenciada por um deputado estadual. Agradeço aos demais colegas que caminharam comigo e me elegeram como presidente da mesa diretora, podendo representá-los. Agradeço ainda a Aleac, por nos acolher de uma forma tão incrível, que nos fez querer ficar por mais tempo, assim como ao presidente Nicolau Júnior, que esteve conosco por todo esse período e a todos os demais parlamentares que foram nossos padrinhos. Se chegamos até aqui, foi porque estivemos em ombros de gigantes”, disse.

A parlamentar Ana Kelen de Souza usou a tribuna para agradecer a todos que colaboraram para a execução do programa. “Não poderia deixar de agradecer a Escola do Legislativo em nome da querida Rachel Mesquita, e a todos do TRE que nos apoiaram. Aos deputados Daniel Zen e Nicolau Júnior, presidente desta casa, e aos meus amigos jovens parlamentares que ingressaram junto comigo nessa caminhada, o meu muito obrigada, foi uma experiência incrível. O sentimento, hoje, é de gratidão por ter vivido essa experiência”, enfatizou.

Antes de assumirem as vagas destinadas ao programa, os estudantes passaram por um processo de votação semelhante ao que ocorre durante o pleito eleitoral. Vinte e quatro escolas públicas foram selecionadas e seus respectivos alunos elegeram seus representantes.

Os jovens escolhidos puderam aprender sobre o funcionamento das sessões ordinárias e solenes, das comissões, audiências públicas e também sobre a elaboração de proposições e projetos de lei.

Texto: Mircléia Magalhães e Andressa Oliveira/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas