Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Gehlen Diniz afirma que extinção do Igesac não resolverá situação de servidores do antigo Pró-Saúde

O deputado Gehlen Diniz (PP) falou durante sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (17), sobre o Projeto de Lei enviado pelo executivo para a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que prevê a extinção do Instituto de Gestão de Saúde do Acre (Igesac), autarquia criada para substituir o antigo Pró-Saúde. Ele acredita que a medida não resolverá a situação dos servidores que correm o risco de perder seus empregos.

“Realmente, lá atrás quando nos foi apresentada essa solução, nos disseram que essa era a única forma de assegurarmos os empregos dos servidores do Pró-Saúde e nós da base acreditamos e seguimos acreditando. Mas essa extinção pode acarretar em outros problemas mais à frente, como a declaração de inconstitucionalidade da Lei e, consequentemente, a perda do emprego desses trabalhadores”, ressaltou.

Diniz pontuou que os parlamentares têm muito trabalho pela frente e que devem se empenhar para que os servidores da Saúde não percam seus empregos. “Se esses trabalhadores assumindo as Unidades de Saúde conseguirão manter seus empregos, então contem comigo. Eu não quero ver trabalhadores perdendo, ficando desempregados. Amanhã teremos reuniões de manhã e à tarde para debatermos isso”.

O parlamentar finalizou seu discurso convocando os demais deputados para derrubarem o veto dado pelo executivo a um projeto de lei de autoria dele que obriga a Energiza a comunicar, com antecedência de 48h, a realização do corte de energia. “O PL foi aprovado por unanimidade aqui, e o governo vetou por uma questão política ou conveniência, não sei, mas não há justificativa jurídica para tal. Peço o apoio dos colegas para derrubarmos esse veto. Devemos priorizar o bem da população”.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas