Deputado Daniel Zen critica disputa entre prefeitura e governo por receita do Fundeb

O líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen, falou durante sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (29), sobre a divisão do ensino estadual e municipal em Rodrigues Alves. O parlamentar criticou a disputa entre prefeitura e governo pela receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

“Nas Vilas Santa Rosa e São Pedro, em Cruzeiro do Sul, há uma disputa entre prefeitura e governo pela receita do Fundeb. Há municipalização do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, e estadualização do sexto ao nono ano”, pontuou.

Daniel Zen explicou que o fato ocorre devido a uma questão de interesses, vez que cada aluno matriculado representa um valor per capita. “Essa disputa acaba causando uma certa perversão na rede de ensino. Ao invés dos estados e municípios se unirem para fazer uma busca ativa para que crianças e jovens não fiquem fora da escola, eles disputam a divisão dessas séries”, criticou.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas