Daniel Zen denuncia sucateamento da UTRE de Rio Branco “Se transformou num lixão”

daniel-santana-pt-041219

O líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen, denunciou na sessão remota desta quarta-feira (19), o sucateamento da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE), de Rio Branco.

O parlamentar disse que em apenas cinco meses o prefeito da capital acreana, Tião Bocalon, conseguiu transformar o aterro sanitário que foi construído na gestão do ex-prefeito Raimundo Angelim, e que, segundo ele, era referência da região Norte, num verdadeiro lixão.

“A nossa UTRE, que foi a primeira unidade de aterro sanitário construída em uma capital da região norte, foi transformada num verdadeiro lixão. Ela era referência no Norte. Macapá, Porto Velho, Manaus e Boa Vista não têm um aterro sanitário como  Rio Branco. A única unidade construída conforme prevê a Lei Ambiental. É lamentável que agora a nossa UTRE esteja abandonada dessa maneira”, disse.

O oposicionista cobrou providências da prefeitura de Rio Branco. “Todo trabalho de triagem de coleta seletiva e separação de lixo para devida reciclagem foi por água abaixo. Isso é crime ambiental. Nós precisamos fazer uma mediação para que a nossa UTRE volte a ser o aterro sanitário que era referência de toda região norte”, complementou.

Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas