loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Eliane Sinhasique quer informações detalhadas sobre aluguel social pela SEHAB

eliane160415A líder do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) na Assembleia Legislativa do Acre, deputada Eliane Sinhasique, apresentou durante a sessão desta quinta-feira, 16, um requerimento à Mesa Diretora que deve ser encaminhado à Secretaria Estadual de Habitação (SEHAB) solicitando informações a respeito das residências declaradas impróprias para a habitação pela Defesa Civil e passíveis de demolição.

De acordo com o texto do documento, a parlamentar quer saber quantas casas existem tidas como ‘congeladas’ e em quais bairros; quais os critérios para o congelamento dessas habitações, além do destino final delas e ainda, quais os critérios utilizados para alugar uma residência através do aluguel social.

O último questionamento feito pela deputada diz respeito a uma denúncia de que casas consideradas congeladas declaradas pela Defesa Civil e de responsabilidade da SEHAB estão sendo incluídas no aluguel social para que novas famílias habitem. Ela citou um caso ocorrido no bairro Ayrton Sena, em Rio Branco, em que uma senhora havia alugado duas casas já consideradas de risco e impróprias para a habitação. Entretanto, estariam locadas através do aluguel social do governo do Estado.

“Ela se torna congelada quando a Defesa Civil detecta que ela é imprópria para uso. O morador assina um termo de mudança para ir para outra residência em 90 dias e para que a SEHAB faça a demolição. No entanto não é isso que vem ocorrendo”, disse a deputada.

A parlamentar declarou acreditar que o governador Tião Viana (PT) não tem o conhecimento desse fato. Ela considerou inadmissível que isso esteja acontecendo. “Como é que você coloca uma pessoa numa casa que já foi congelada. Acredito que a alta administração não está sabendo de um negócio desses. Estou apresentando esses requerimentos, pois é inadmissível que a SEHAB retire as pessoas dessas casas congeladas e depois volte a alugá-las”, reiterou a deputada peemedebista.

Já no Grande Expediente Eliane Sinhasique respondeu aos questionamentos do deputado Lourival Marques (PT) que pediu para que o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) apresentasse provas do mau uso do dinheiro público no governo de Tião Viana (PT). A parlamentar citou vários exemplos, entre eles a construção do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), que está em reforma há 8 anos.

“Deputado, eu vou dizer onde está o dinheiro. Está nos tanques de leite sem utilidade nenhuma. Está nos tratores abandonados em Assis Brasil. Está na construção do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), que deveria ser entregue em 2011 e ainda não foi”, pontuou.