loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Jenilson Leite diz que passado um ano de pandemia a situação só piorou

O deputado Jenilson Leite (PSB) apresentou gráficos com dados sobre aumento nos casos de internações, óbitos e contágios no decorrer de um ano da pandemia do coronavírus. Em discurso durante sessão desta quarta-feira (17), o parlamentar disse que um ano após os primeiros casos no Estado, nada melhorou, pelo contrário.

“Hoje completa um ano que o Acre registrou os três primeiros casos de Covid-19, também que o governador publicou o primeiro decreto de situação de emergência por conta da pandemia. A vida só piorou nos últimos tempos e isso tem se dado devido a abordagem e o modo de enfrentamento ao vírus não só aqui, mas em todo o país. Temos 63 mil casos de infectados registrados no Acre, porém, podemos multiplicar esses números por 10, pois de cada caso confirmado, temos oito ou mais que não buscaram atendimento”, observou.

O parlamentar disse que a circulação do vírus fez com que novas cepas surgissem, agravando ainda mais os sintomas e o números de óbitos, e que isso também é resultado do negacionismo, que ignora a gravidade da doença. “Infelizmente, nesse ritmo que estamos, levaremos três anos e oito meses para vacinar toda a população brasileira. Se esperarmos pelo governo federal, a situação do Acre vai piorar ainda mais.”

Andressa Oliveira/ Agência Aleac