loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Jenilson leite diz que Acre já enfrenta crise do oxigênio e cobra medidas urgentes do governo do Estado

jenilson-leite-psb-120220

Em pronunciamento na sessão remota desta quarta-feira (10), o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Jenilson Leite (PSB) falou a respeito do atual cenário da pandemia no Acre. O parlamentar disse que o Estado começa a viver a crise do oxigênio e que se o contágio do vírus seguir de maneira acelerada, o setor importante da Saúde sofrerá um colapso.

“Nós começamos a viver no Acre a crise do oxigênio. Hoje, embora o Estado disponha de fábricas de oxigênio para as principais unidades, nós vamos chegar no momento em que não vamos ter pontos de oxigênio dentro da rede pública para satisfazermos a demanda”, disse.

O oposicionista alertou que já existe uma certa dificuldade, por parte das empresas fornecedoras do cilindro de oxigênio, no atendimento dos pacientes que estão em domicílio, seja tratando a Covid-19, ou doenças pulmonares crônicas.

“Primeiro nós temos esse problema das pessoas que estão em domicílio. E os hospitais particulares que entrarão em colapso no tocante a oxigênio. Quanto à rede pública, eles não terão pontos de oxigênio para atender todo mundo, o que torna a situação ainda mais preocupante”, complementou.

Para Jenilson Leite, o governador Gladson Cameli precisa adotar medidas duras e urgentes para evitar o aumento do número de casos. “O governador precisa adotar medidas que podem ser usadas para que as pessoas não adoeçam. Trabalhar de maneira preventiva, rápida. As pessoas não podem continuar adoecendo, caso contrário, vamos continuar perdendo vidas”, alertou.

O deputado destacou ainda a importância do uso de máscara. “Nesse momento, a máscara é tão importante quanto a necessidade de oxigênio dentro dos hospitais. Não temos mais como saber quem está portando o vírus, só o uso de máscara para tentar frear a pandemia, enquanto não se tem vacinas para todos”, finalizou.

Mircléia Magalhães

Revisão: Suzame Freitas

Agência Aleac