Aleac realiza sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Aleac realiza sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

A manhã desta terça-feira (9) foi marcada por discursos de igualdade, respeito e empatia na Assembleia Legislativa do Acre. Isso porque foi celebrado, em Sessão Solene, o Dia Internacional da Mulher. A solenidade, que aconteceu de maneira remota, foi presidida pela deputada Antonia Sales (MDB), segunda-secretária do parlamento acreano.

Antes da sessão solene, o presidente Nicolau Júnior e o primeiro secretário da Mesa Diretora, deputado Luiz Gonzaga, em nome de todos os parlamentares homenagearam as mulheres servidoras da casa e deputadas em nome de Luzanira Lima do Nascimento, técnica legislativa, e Maria de Lurdes Oliveira da Silva, que trabalha no setor de manutenção e limpeza, que receberam uma lembrança das mãos dos parlamentares.

“Não podíamos deixar passar em branco esta data tão especial. Um dos nossos objetivos enquanto parlamentares é lutar para que cada dia as oportunidades sejam iguais e de fato as mulheres tenham os mesmos direitos que os homens. ”, explicou Nicolau Júnior.

Ao dar início à solenidade, a presidente Antonia Sales destacou que 8 de março é uma data que representa a defesa da igualdade de direitos, dignidade e respeito a todas as mulheres que contribuem diretamente com o desenvolvimento da sociedade em todo o mundo.

“Mesmo exercendo diversos papéis e tendo diferentes objetivos de vida, há um ponto em comum entre nós: a luta pelo respeito, dignidade e igualdade de direitos. Neste sentido, mais do que nunca precisamos estar unidas, isso faz toda a diferença. Não poderia deixar de estender essa homenagem a primeira dama do Estado, Ana Paula Cameli, que tem realizado ações importantes para ajudar nossa população nesse momento tão difícil que estamos passando”, enfatizou a parlamentar.

A advogada Isabela Fernandes, na ocasião representando Isnailda Gondin – advogada, diretora de políticas públicas para as mulheres do estado do Acre e presidente da comissão de mulheres advogadas da OAB/AC, disse que a pandemia também fez com que aumentasse a violência doméstica contra as mulheres.

 “Mais um ano e as nossas mazelas continuam. Além de inúmeros problemas que a pandemia nos trouxe, também nos deparamos com o aumento considerável da violência doméstica contra as mulheres. A diretoria de políticas públicas para as mulheres já está atuando no sentido de amparar essas mulheres através de vários projetos. A instituição tem atuado fortemente com o objetivo de auxiliar essas mulheres”, frisou.

A procuradora-geral de Justiça no Acre, Kátia Rejane, falou sobre as conquistas alcançadas ao longo dos anos pelas mulheres. Ela também lamentou que o índice de violência contra a mulher no Estado ainda seja um dos maiores do país.

“O dia da mulher simboliza as vitórias e conquistas alcançadas pela classe. Mas apesar de ser um bom momento para nos alegrarmos pelas conquistas, também é uma oportunidade para refletirmos o quanto ainda temos que avançar. O Acre é um dos estados brasileiros com maior índice de feminicídio. Precisamos sair desse quadro, e nós, do Ministério Público, temos trabalhado para implementar cada vez mais ferramentas que auxiliem no combate a esse tipo de violência”, pontuou.

A senadora Mailza Gomes agradeceu o convite para participar da sessão solene e parabenizou a Mesa Diretora da Aleac pela iniciativa. Ela também falou sobre o momento difícil pelo qual o Estado atravessa, e frisou o quanto a mulher acreana tem sido forte para ajudar nesse momento.

“Quero aqui deixar um abraço e agradecer pelo convite. Também parabenizo pela iniciativa dessa sessão solene, em especial por ter uma mulher a conduzindo. Neste momento passamos por uma situação atípica no Acre, mas precisamos ter fé e coragem para enfrentarmos com garra. A mulher acreana é muito forte e precisamos nos manter unidas para continuarmos ajudando nosso Estado”, disse. 

Representando todos os deputados estaduais, o vice-presidente da Aleac, deputado Jenilson Leite (PSB) fez um discurso enaltecendo a importância da mulher na construção de uma sociedade melhor.  “Esse é um momento simbólico e significativo porque nós precisamos reforçar a importância da mulher na construção de uma sociedade melhor, mais justa e igualitária. Parabéns a todas as mulheres acreanas, a luta continua”, enfatizou.

Ao todo, 12 mulheres foram convidadas para a sessão solene: Ana Paula Cameli, primeira dama do estado do Acre, a desembargadora Waldirene Cordeiro, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre; a senadora Mailza Gomes; Kátia Rejane – Procuradora-Geral de Justiça do Estado do Acre; Simone Jaques Azambuja – Defensora Pública Geral do Estado do Acre; Paula Mariano – secretária adjunta de saúde do estado Acre; Isnailda Gondin – advogada, diretora de políticas públicas para as mulheres do estado do Acre e presidente da comissão de mulheres advogadas da OAB/AC; Rosana Gomes – prefeita do município de Senador Guiomard; Tais Silva de Moura Barros – advogada atuante no Tribunal do Júri do Acre; Mariana Gomes – delegada de polícia civil; Danuza Lemos – economista e consultora empresarial e Marciane Vielleme – micro empresária que veio da zona rural e obteve sucesso com a iniciativa privada na área de vendas em franquia.

Mircléia Magalhães e Andressa Oliveira/Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com