loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Jonas Lima pede ação da Segurança Pública do Estado para conter atuação de criminosos na zona rural

jonas-lima-pt-110919

Em pronunciamento na sessão remota desta quinta-feira (3), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Jonas Lima (PT) demonstrou preocupação com a violência no setor rural do Acre, no que se refere a roubo de gado e equipamentos agrícolas. Ao frisar que essa é uma problemática que se arrasta há anos, o parlamentar sugeriu a realização de um debate junto à segurança pública para debater o tema.

“Peço que o presidente desta casa providencie a realização de um debate com o setor de segurança pública do Estado para tratar do tema porque essa situação não dá mais. É algo absurdo o que está acontecendo no setor rural”, disse.

Em Mâncio Lima, segundo o oposicionista, os criminosos estavam roubando carga, mas o esquema foi desmontado com a chegada de um novo delegado da Polícia Civil, portanto, há oito meses não existe ocorrência de roubo de boi naquela região.

 “A situação é grave meus amigos. Quando os ladrões não conseguem levar o boi, o enterram morto no local. Os produtores estão pedindo pelo amor de Deus para que a gente os ajude. Segurança é algo que está na Constituição, é um direito do cidadão e também está no plano de governo de Gladson, ele disse que a segurança seria prioridade da gestão dele. O setor rural do estado não pode ficar à mercê da violência”, complementou.

 Em resposta ao discurso do deputado, o presidente da Aleac, Nicolau Júnior (Progressistas), disse que a Secretaria de Segurança está criando a Polícia Rural do Acre e o projeto deve em breve chegar aos deputados para análise e aprovação.

Mircléia Magalhães/Agência Aleac