Deputado Edvaldo Magalhães diz que convocação de reservas da PM foi a soma da luta dos concursados e parlamentares que abraçaram a causa

Durante sessão realizada na manhã desta quarta-feira (18), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) falou sobre o desfecho do protesto realizado pelos integrantes do cadastro de reserva do concurso da Polícia Militar no Estado. O parlamentar disse ainda que o Poder Legislativo foi procurado por eles e cumpriu seu papel de mediador.

“Na sessão de ontem tivemos um debate intenso sobre a situação dos integrantes do cadastro de reserva da PM, que por sete dias ocuparam o hall da Aleac em busca de apoio para a convocação deles. Essa discussão ganhou relevância em função da aproximação do final do ano e, consequentemente, do vencimento do prazo do concurso”, frisou.

Magalhães disse que, após a sugestão do presidente em exercício da Aleac, deputado Jenilson Leite, um grupo de parlamentares visitou os jovens que estavam acampados em frente a Aleac e juntos foram em busca de um entendimento com o governador Gladson Cameli (PP).

“Eles procuraram a Aleac como um poder mediador de um impasse que não tinha sentido nenhum permanecer. Ali tivemos a oportunidade de ouvir relatos contundentes dos compromissos que foram assumidos pelo governo, e também relatos emocionados de jovens esperançosos e lutadores querendo uma solução objetiva. Tenho absoluta certeza de que foi a presença do Poder Legislativo que fez com que a montanha se movesse e agora eles tenham uma data para serem convocados oficialmente”, afirmou.

Após a reunião com os concursados, os parlamentares pediram um posicionamento do governador Gladson Cameli, que no início da noite, após dialogar com os integrantes do cadastro de reserva, assumiu o compromisso de convocá-los em fevereiro de 2021.

“Isso rendeu um desfecho que era o esperado por todos aqueles que estavam ali, que foi o anúncio do chamamento de todos os integrantes do cadastro de reserva no mês de fevereiro. Esse era o desejo e a luta de todos os parlamentares que abordaram esse tema, e eu sou um deles. Essa foi uma causa ampla, que merece o abraço de todos nós”, finalizou.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac