Deputado Jenilson Leite quer semana de valorização e contra violência a professores

jenilson-leite-psb-180919

O deputado Jenilson Leite (PSB) apresentou durante sessão virtual desta terça-feira (13) um projeto de lei que versa sobre a inclusão no calendário de eventos oficiais do Estado, da Semana Estadual de valorização do professor e contra a violência a educadores. O parlamentar defende que essa será, dentre outras coisas, uma forma de estimular a reflexão nas escolas e comunidades acerca da violência contra esses profissionais.

De acordo com o art. 3° da lei, “A Semana de Valorização do Professor tem os seguintes objetivos: I – estimular a reflexão nas escolas e comunidades acerca da violência contra os Educadores; II – desenvolver atividades extracurriculares nas escolas, envolvendo educadores, alunos e membros das comunidades correspondentes, no intuito de combater a violência contra os educadores que nelas trabalham; III – implementar medidas preventivas e cautelares em situações nas quais os educadores estejam sob risco de violência que possa comprometer sua incolumidade.”

De acordo com o projeto, no dia 15 de outubro de cada ano, a campanha será realizada com a finalidade de promover a valorização desse profissional. Durante o período, a Secretaria Estadual de Educação (SEE/AC), o Sindicato dos Professores, os Conselhos Escolares, em conjunto com as unidades educacionais vão promover atividades artísticas, cursos e campanhas de divulgação sobre a importância do professor, bem como as ações de recapacitação deles.

“O professor é o fator principal relacionado ao desempenho dos estudantes. Qualquer tentativa de melhorar o sistema educacional que não inclua a valorização docente terá resultados muito limitados. O Brasil tem cerca de 2,2 milhões de professores: é a profissão mais numerosa do país. A profissão do professor ainda é muito desvalorizada no Brasil. E isso é um grande empecilho para que se consigam melhorias significativas no resultado da educação pública, sobretudo na educação básica”, justificou o parlamentar.

Jenilson Leite também apresentou indicações solicitando melhorias para a área da Saúde na capital. Dentre as solicitações estão a aquisição de um berço aquecido para suprir as necessidades do Hospital da Mulher e da Criança; a contratação de profissional médico cirurgião vascular para a Unidade Hospitalar e aquisição de um aparelho de cardiotocografia.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac