loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Daniel Zen comenta os 100 primeiros dias de governo de Tião Viana e destaca Habitação

daniel140415O deputado estadual Daniel Zen (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), comemorou os 100 dias de governo, nesse segundo mandato de Tião Viana (PT). Durante a sessão desta terça-feira, 14, o parlamentar lembrou os feitos nos primeiros dias de gestão, destacando a liberação de recursos para a construção de mais quatro mil casas em Rio Branco e 2.200 nos municípios do Alto Acre.

Ele ressaltou que apesar da crise econômica que o país atravessa e das últimas enchentes vividas pelos acreanos, o Estado tem muito que comemorar. Para Daniel Zen a superação da crise é fruto do esforço e da dedicação do governo.

“Apesar de tudo isso tivemos um início de segundo mandato recheado de bons resultados que orgulham o nosso governo, a nossa gente. Aqui procuramos fazer a defesa inteligente através de dados, dos números e comprovar a ação governamental”, explicou.

Ainda sobre o quantitativo de unidades habitacionais entregues, o deputado disse que nos três governos da Frente Popular (FPA) já foram entregues 11,7 mil casas. Ele enfatizou, também, as ações relacionadas à regularização fundiária. De acordo com Zen, o governo beneficiou centenas de famílias com o título definitivo de suas terras em todo Estado.

FGTS e saúde

Daniel Zen comentou ainda a liberação do FGTS pelo governo federal para as pessoas que tiveram suas residências atingidas pelas águas do Rio Acre. O primeiro lote já começou a ser pago. Para requerer o benefício devem ser apresentados os seguintes documentos: carteira de trabalho, comprovante de endereço, identidade e CPF.

Tratando especificamente da taxa de mortalidade na maternidade Bárbara Heliodora, o parlamentar trouxe dados reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2001, para cada 1000 partos feitos na Unidade, registrava-se 31,3 óbitos. Em 2010 esse número caiu para 17,4. E, um ano após, já no governo de Tião Viana (PT), esse número caiu para 13,6 óbitos na maternidade estadual.

“Esse número caiu mais de 56% em um período de 10 a 11 anos. Isso é resultado de uma política correta, corajosa, mas não é um número que devemos nos contentar com ele. É preciso continuar o esforço. Não podemos tirar isso por menos. Melhorou muito. Precisamos investigar cada vez mais a fundo e poder auxiliar o Poder Executivo nesse processo”, ressaltou.

O deputado finalizou seu discurso falando sobre a realização dos Jogos Escolares de 2015. Ele frisou que a competição está mantida e tranquilizou os professores e atletas quanto à participação no evento.

José Pinheiro
Agência Aleac