loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Membros de Comissão Mista aprovam relatório do projeto que cria Igesac.

Os deputados que compõem as comissões de Saúde, Orçamento e Finanças, Constituição e Justiça e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), reuniram na manhã desta quarta-feira (3) para discutir o projeto de lei de autoria do Executivo, que cria o Instituto de Gestão em Saúde do Acre (Igesac).

Durante a reunião conjunta, após discutidas e votadas as emendas, os parlamentares aprovaram o relatório do projeto que cria o Igesac, de autoria do deputado José Bestene (Progressistas), por 5 votos favoráveis e 4 contrários, com a abstenção do deputado Fagner Calegário (PL). A matéria agora seguirá para devida discussão e votação em plenário.

O deputado Edvaldo Magalhães votou contrário ao relatório. Disse que houve um “atropelo regimental” ao não incluir a emenda do deputado Jenilson Leite (PSB) aprovada por cinco votos a quatro. A emenda retirava a possibilidade de o Pronto Socorro ser administrado pelo Igesac.

“O relatório de vossa excelência deixa de incluir um relatório aprovado na comissão. O relatório está deformado porque não inclui uma emenda legalmente aprovada. O conteúdo está deformado”, disse.

O deputado Roberto Duarte (MDB) também votou contra o relatório de José Bestene. “O meu voto poderia ser diferente, mas voto contrário neste momento ao relatório”, enfatizou o emedebista.

Ao se manifestar contra o relatório, o deputado Jenilson Leite (PSB) disse que o mesmo está manchado. “Não tenho como compactuar com o que está escrito nesse relatório. Voto contra”, frisou.

Ao votar favorável, o líder do governo, deputado Gehlen Diniz (Progressistas), disse: “Voto favorável por entender que estamos no caminho para melhorar a qualidade da saúde dos acreanos”, frisou o progressista.

O deputado Neném Almeida também votou favorável à matéria. “Não vou pegar corda de ninguém não. Eu sou bem grandinho, sou dono dos meus atos. Voto com o relator”, afirmou.

Texto: Mircléia Magalhães
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac