Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Sobre aumento de casos de Covid-19, José Bestene afirma: “Não é o momento de ficar procurando culpados”

img_2718-5

O deputado José Bestene (PP) disse na sessão on-line desta quinta-feira (14) que não é o momento de apontar culpados para a crise que se instalou no Estado devido à pandemia. O parlamentar frisou que o governador Gladson Cameli (PP) tem agido com firmeza e responsabilidade para amenizar os prejuízos causados pela Covid-19 no Acre.

“O índice é de fato alarmante, mas não podemos ficar culpando A, B ou C. Não é o momento para isso. Desde o início, o governo do Estado tem trabalhado para combater a pandemia de maneira segura. Ele tem feito isso juntamente com a ajuda dos nossos valorosos servidores da Saúde. Todos nós temos a responsabilidade de buscar governabilidade, não sou daqueles que quanto pior melhor. O momento pede união”, disse o deputado.

O progressista frisou ainda que a pandemia tem feito estragos em outros países. “A opinião pública não pode esquecer que essa é a realidade não só do Brasil, não só do Acre, mas de todo o planeta. O mundo está lutando, enfrentado uma guerra. No Acre, o governo tem feito de tudo para garantir o bem-estar da população, desde a construção de hospitais bem como a garantia de equipamentos essenciais para as unidades de saúde”, complementou.

Projeto de Lei da Saúde

José Bestene também respondeu às críticas feitas por alguns deputados de oposição ao Projeto de Lei que cria o Instituto de Gestão em Saúde do Acre (Igesac). O parlamentar, relator da proposta, negou que o órgão irá virar cabide de emprego. “Cabide de emprego existia no passado. Criou-se cargo de R$ 10 mil, R$ 12 mil no Pró-Saúde, mas não quero levar a discussão para esse campo”, afirmou.

O deputado disse que vem dialogando com segmentos sociais e técnicos para ampliar o conhecimento acerca dos propósitos do Igesac. Ele garantiu que os artigos que geram mais polêmica serão tratados com responsabilidade e respeito. “Mas não da forma como estão tratando nas redes sociais. Estamos dialogando com o próprio sindicato da Saúde, o projeto será devidamente discutido antes de ser colocado em votação”, assegurou.

Para concluir, o parlamentar destacou ainda a partilha de recursos que foram aprovados pela União e que serão distribuídos aos municípios acreanos. “É dentro dessa divisão que temos que nos ater, para dar celeridade a vinda desses recursos para o Estado, para que o governador, juntamente com os prefeitos, possa verdadeiramente combater essa pandemia”, concluiu.

Texto: Mircléia Magalhães
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac