loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Antonia Sales reivindica equipamentos de proteção para hospitais da região do Juruá

antonia-sales-mdb-040320

Com o objetivo de garantir proteção aos profissionais da saúde no enfrentamento à pandemia do coronavírus, a deputada Antonia Sales (MDB) apresentou na sessão online desta terça-feira (14) uma indicação solicitando da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, aventais, toucas hospitalares, sapatilhas, luvas para procedimentos não cirúrgicos, além de álcool, para a maternidade de Cruzeiro do Sul e para os hospitais de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.

Segundo a parlamentar, essa é uma reivindicação de muitos profissionais de saúde daquela região. “Estes profissionais hoje, em geral, estão trabalhando sem a devida proteção, o que é muito arriscado. Na maternidade de Cruzeiro do Sul por exemplo, cada profissional tem direito a três máscaras e como se trata de um material descartável, nós sabemos que não é o suficiente. Peço que o secretário de Saúde seja sensível a essa importante reivindicação”, disse.

Ainda segundo a emedebista, a reivindicação tem como objetivo garantir a proteção e atuação dos servidores. “Se os profissionais de saúde adoecem a capacidade de atendimento cai, e nesses municípios já funcionam com números de funcionários de saúde reduzido. Vale ressaltar também que os hospitais mencionados também não contam com equipamentos necessário. Nós temos que nos prevenir, não podemos chegar a situação de São Paulo por exemplo, em que os hospitais já afastaram mais de 1.400 profissionais com suspeita ou confirmação de coronavírus”, complementou a deputada.

Antonia Sales pediu ainda fiscalização em barcos e ônibus. Ela frisou que Cruzeiro do Sul registrou os primeiros casos da doença nesta semana e há o temor do vírus se espalhar pela região. “O que a gente temia era que viesse de fora pessoas com o vírus. O que a população quer é que se fiscalize os carros que trazem as pessoas. Temos que tomar essa medida para proteger centenas de pessoas aqui no Vale do Juruá”, concluiu.

Texto: Mircléia Magalhães
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac