Aleac promove sessão solene em homenagem a líderes comunitários

img_3497-37-2

A pedido do deputado Jenilson Leite (PSB) foi realizada, na manhã dessa segunda-feira (17), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Líder Comunitário. A solenidade contou com a presença de líderes da capital e do interior.

Jenilson Leite, que presidiu a sessão, destacou a importância do reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pelos líderes comunitários. Ele também pontuou que esses momentos servem para discutir o papel desempenhado por essas pessoas nas ações desenvolvidas pelo Executivo e Legislativo.

img_3288-4-2

“É uma felicidade grande estar presidindo essa sessão diante daqueles que representam a população, que são os líderes comunitários. Momentos como esse servem para reconhecer o trabalho desenvolvido por essas pessoas que identificam os problemas nos bairros, tornando-os demandas para o Legislativo e Executivo. Em nome do presidente Nicolau Júnior, temos a honra de homenageá-los”, disse.

A lei estadual que criou o Dia do Líder Comunitário é de autoria do ex-deputado Moisés Diniz. No município, a data lembra a morte de João Eduardo, um dos pioneiros no movimento social em Rio Branco na década 1970.  João Eduardo nasceu no dia 23 de junho de 1943, no seringal Jurupari, próximo ao município de Feijó, e morreu assassinado em Rio Branco em meio à intensa luta pelo direito de todo cidadão à moradia.

Oséias de Souza, presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco, falou sobre o importante papel de contribuição dos líderes comunitários para nortear as políticas públicas e ações dos poderes Executivo e Legislativo.

“Hoje é um dia especial. O dia 18 de fevereiro foi escolhido por conta de um símbolo e em homenagem ao ex-líder comunitário João Eduardo, que foi assassinado quando lutava pelo direito à moradia e pelos mais pobres. Se chegamos aqui hoje, isso significa que de alguma forma temos oferecido nossa contribuição para que essa categoria tão importante não deixe de existir. Nós sabemos o que passamos para defender a coletividade, pois nosso verdadeiro papel é identificar os problemas dentro das comunidades e levá-los para as autoridades constituídas”, pontuou.

O vereador Anderson Santos (PDT) lembrou da época em que trabalhou como líder comunitário e como isso foi fator preponderante para que ele possa estar atualmente desenvolvendo um bom mandato. “Eu já fiz parte do serviço comunitário e isso foi de grande importância para minha formação como pessoa pública, pois ao lado da comunidade eu conheci de perto as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que estão mais distantes do Poder Público. Esse é um dia importante para todos nós e reafirmo aqui que meu mandato está à disposição para contribuir no que for necessário. ”

O secretário Thiago Caetano, que participou da solenidade representando o governador Gladson Cameli (PP), destacou a importância dos trabalhos desenvolvidos pelos líderes comunitários. “Há quem diga que o Brasil é feito de estados e cidades, mas na prática ele é feito de bairros e comunidades. Por isso o trabalho desenvolvido pela liderança comunitária é tão primordial e merece o reconhecimento e respeito de todos, pois são eles que no dia a dia acompanham as dificuldades que a população enfrenta diariamente. O governo está sempre atento às demandas apresentadas e busca trabalhar com a união de todas as entidades e poderes para melhorar a qualidade de vida dos acreanos. ”

Adécio Castro, que participou do ato representando a Confederação Nacional das Associações dos Moradores, disse que como esse é um ano de eleições municipais, a Instituição vai elaborar uma “carta compromisso” que será entregue a todos os candidatos a prefeito. “Esse é um ano atípico de eleição e a Confederação estará fazendo a carta compromisso em todos os municípios do Brasil e ouvindo todos os candidatos a prefeito do nosso Estado, para saber quais suas propostas. Nós, que lutamos diariamente por melhores condições de moradia, saúde e segurança, precisamos ser ouvidos. ”

A deputada Doutora Juliana (PRB) parabenizou Jenilson Leite pela iniciativa da solenidade e reafirmou seu respeito aos líderes comunitários do Estado. “Meu reconhecimento a todos os líderes comunitários aqui presentes, como também aos que trabalham em todo o Estado. A função desempenhada por essas pessoas representa a mais nobre das missões, porque ela tem um cunho de amor. Vocês mereciam e muito ser bem remunerados, mas enquanto isso não acontecer, eu espero que o Poder Público reconheça o papel fundamental que vocês exercem na sociedade. ”

Ao final da sessão foram entregues Moções de Aplausos aos líderes comunitários presentes na solenidade, como forma de reconhecimento pelo trabalho desempenhado por eles em todo o Estado.

Texto: Andressa Oliveira
Revisão: Suzame Freitas