loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Daniel Zen diz que antes de terceirizar todo o sistema de Saúde devem desburocratizar o sistema


O líder do PT na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen, falou durante sessão desta quarta-feira (11) sobre a retirada de pauta do projeto que altera a Lei e renomeia o Serviço Social de Saúde do Acre (Pró-Saúde) para Instituto de Gestão de Saúde do Acre (IGESAC). O parlamentar disse que antes de terceirizar o sistema de Saúde do Estado, há outros meios a serem seguidos.

Daniel Zen ressaltou também que durante as reuniões com líderes sindicais da Saúde, ele fez algumas sugestões com medidas que podem ser apreciadas antes de uma possível terceirização do sistema. Disse ainda que não é contra algumas empresas administrarem determinados serviços, mas sim de uma concessão de 20 anos para gerir todo o sistema de Saúde do Estado.

“Já temos terceirização de serviços de alta e média complexidade em vários setores da saúde do estado, isso é fato. Funcionam e muito bem, diga-se de passagem. Foi o governo de Tião Viana que implantou esse serviço na ausência de capacidade do SUS em ofertar determinados procedimentos. Agora fazer uma concessão por 20 anos para um instituto é totalmente desnecessário”, pontuou.

O petista salientou ainda que antes de uma medida radical como essa ser tomada, seria mais conveniente descentralizar a administração dos recursos para aquisição de materiais nas unidades de Saúde, o que atualmente é de responsabilidade apenas da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).

“A descentralização dos recursos facilitaria e muito o funcionamento das unidades de Saúde. Atualmente, até para comprar uma gaze no hospital do Jordão, por exemplo, é necessária uma burocracia imensa para que a Sesacre libere o recurso. Deixem centralizado apenas para aquisição que envolva grandes valores. Queremos ver a Saúde do Acre funcionando, atendendo bem ao cidadão. Nesse sentindo terá meu apoio e de toda bancada, nós estamos aqui para contribuir”, concluiu.

Texto: Andressa Oliveira
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac