loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Antonia Sales afirma que não há motivos para comemorar o Dia da Consciência Negra

A deputada Antonia Sales (MDB) usou a tribuna durante a sessão desta quarta-feira (20), para falar sobre o Dia da Consciência Negra e de todos os tipos de preconceito que ainda existem nos dias atuais. A parlamentar também relatou problemas no Sistema Único de Saúde (SUS), e como isso afeta diretamente a população mais carente.

“Hoje é um dia muito especial, Dia da Consciência Negra, onde precisamos repensar nossa história. É necessário que tenhamos consciência racial, os negros chegaram aqui acorrentados, eram vendidos como mercadoria e tinham aniquilados os seus direitos como seres humanos. Infelizmente a escravidão existe até hoje, de várias formas, apenas diferente da do passado. Quando não reconhecemos que por uma questão de justiça eles precisam ser reparados pela falta de humanidade que foi cometida com eles, estamos novamente errando”, afirmou.

A parlamentar disse que dentre os problemas que devem ser enfrentados estão a falta de oportunidade para negros, a prostituição e agressão contra mulheres, o aliciamento de crianças, que muitas vezes se tornam, inclusive, vítimas de estupro dentro de suas próprias casas.

Ela também citou os problemas recorrentes no SUS, e pontuou que isso afeta diretamente aqueles que mais necessitam do auxílio do poder público. Disse ainda que durante toda sua vida tem se dedicado a contribuir para que ocorram melhorias na Saúde.

“São muitas coisas que nosso povo humilde sofre, pessoas que dependem do SUS e muitas vezes não recebem um atendimento digno. Sempre defendo que nós devemos fortalecer a Saúde, pois é lá que o pobre o excluído busca ajuda quando precisa. Eles precisam e nós sabemos direitinho das suas necessidades, pois acompanhamos essa luta diariamente”, concluiu.

Andressa Oliveira
Foto: Raimundo Afonso
Revisão: Suzame Freitas
Agência Aleac