Aleac realiza sessão solene em homenagem ao Sistema S do Estado do Acre

img_8229-15

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta quinta-feira (14), uma sessão solene em homenagem ao Sistema “S” do Estado do Acre. A solenidade foi proposta pelo deputado José Bestene (PP), através de requerimento aprovado em plenário.

O sistema S é um conjunto de instituições federais composto pelo Sesc (Serviço Social do Comércio); Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial); Sesi (Serviço Social da Indústria); Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial); Sest (Serviço Social do Transporte); Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte); Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural); Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizado do Cooperativismo) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

img_8159-1

O presidente em exercício do Poder Legislativo, deputado Jenilson Leite (PSB), deu início a solenidade destacando a importância da homenagem. “O Sistema S é um grande parceiro do Estado, sua atuação contribui significativamente para o crescimento do Acre. Sejam bem-vindos a casa do povo”, disse.

Em pronunciamento, o deputado José Bestene, propositor da sessão, disse que a solenidade é uma forma de agradecer as empresas que fazem parte do sistema S pela contribuição nas suas respectivas áreas de atuação. Lembrou ainda que todas estas siglas possuem um histórico de serviços prestados à população do Estado de valor inestimável, tanto em atividades de lazer como na formação e capacitação profissional em suas respectivas áreas e na prestação de serviços sociais voltados à saúde e ao ensino fundamental e técnico.

img_8223-14

“Desde sempre na história do Acre essas entidades contribuem com atividades de lazer e na formação de nossos jovens garantindo seus ingressos no mercado de trabalho e as suas rendas familiares. O Sistema S atua na formação de profissionais altamente qualificados e os insere no mercado de trabalho nas áreas do comércio, da indústria e do agronegócio, as principais atividades econômicas que movimentam nossas cidades”, pontuou.

Leandro Domingos, presidente da Federação do Comércio, também agradeceu a homenagem. Salientou ainda que a Federação do Comércio busca os mesmos objetivos da Casa Legislativa, uma sociedade mais justa e com cenários mais favoráveis para o crescimento do Estado.

“Trabalhamos diariamente estimulando a livre iniciativa e o livre mercado, na busca de um sistema tributário mais justo e democrático. Atuamos também no combate às normas contrárias aos interesses comerciais, e na defesa de um ambiente de negócios propícios que garantam o desenvolvimento das empresas do Acre”, enfatizou.

img_8165-2

O presidente da Fieac, José Adriano, destacou a importância do Sistema S para o desenvolvimento do Estado. “O sistema S possui uma relação promissora com a sociedade. Iniciei minha gestão no início de 2015 e subo a esta tribuna para falar de boas iniciativas e propor um pacto pelo crescimento do Acre. Minha luta e a de todos aqui é pelo desenvolvimento da indústria em nosso Estado”, disse.

Já o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre, Assuero Veronez, enalteceu a iniciativa do deputado José Bestene (PP) em propor a solenidade. Ele pontuou que o Estado possui quase toda sua totalidade coberta por terra fértil e que a FIEAC tem trabalhado para esse reconhecimento.

“Nós que nos dedicamos a essas representações, ficamos muito felizes com esse reconhecimento. Esse é um trabalho que exige bastante dedicação e compromisso. O momento nos traz alguma reflexão. A Federação da Agricultura do Acre completou 50 anos no ano passado, a mais antiga aqui no Estado. Com o tempo nós crescemos e o setor rural do Estado se desenvolveu, mas continuamos discutindo caminhos e boas alternativas para a nossa terra”, destacou.

Para o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), o Sistema S é merecedor de todas as homenagens levando em consideração sua firme atuação ao longo dos anos. “Esse é um momento importante do Sistema S, portanto, vocês merecem todas as homenagens. Se observarmos a história do Sistema, veremos que milhares de pessoas no Acre, que tiveram a oportunidade de fazer um curso oferecido por essas instituições, mudaram suas vidas. É importante destacar que pequenas empresas tomaram rumos maiores, após seus proprietários participarem de uma palestra desse grupo”, salientou.

O deputado Chico Viga (PHS) frisou que as atividades realizadas pelo Sistema S têm feito a diferença no Estado. “Não posso falar pelos demais estados, mas posso afirmar a grande importância que as supracitadas instituições têm desempenhado no Acre. As ações do Sistema S têm feito a diferença no Acre, melhorando a produtividade de nossos trabalhadores, gerando emprego, orientando e fomentando os pequenos negócios, além de oferecer opções de lazer, saúde e cultura para os trabalhadores e seus familiares”, disse.

Ao final da solenidade, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre, Assuero Veronez, foi homenageado no centro do plenário, com a entrega do certificado de honra ao mérito pelos relevantes serviços prestados ao Estado.

Texto: Mircléia Magalhães e Andressa Oliveira
Revisão: Suzame Freitas