loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Jenilson Leite destaca trabalho da imprensa acreana e parabeniza jornalistas

jenilson070415Em pronunciamento na tribuna durante a sessão ordinária desta terça-feira, 7, o deputado Jenilson Leite (PCdoB) parabenizou, a imprensa acreana pelo Dia do Jornalista, comemorado  dia 7 de abril. O parlamentar falou sobre a censura na Era Vargas e nos governos militares em que profissionais da imprensa pagaram com a própria vida o preço da liberdade.

“No Estado Novo a censura era intensa e sistemática. Após o Golpe Militar de 1964, a censura foi mais intensa. Atualmente, graças à luta dos jornalistas, com muito sangue, muito suor, graças a tudo isso temos a liberdade de imprensa que garante toda a liberdade do pensamento”, pontuou o deputado comunista.

O parlamentar comentou ainda a necessidade do diploma em Jornalismo para o exercício da profissão. Ele destacou que antes da exigência eram os empresários da comunicação que concediam, quem eles julgassem capazes, o direito de exercer a profissão.

“A origem do diploma em Jornalismo teve como principais fundamentos a necessidade de organização da categoria dos jornalistas, de valorização da profissão e de democratização do acesso à carreira”, pontuou.

Ele finaliza dizendo que “nem sempre paramos para pensar no profissional que está por trás do texto bem escrito, que sintetiza várias horas em alguns parágrafos, que nos dão a perfeita localização no tempo e no espaço” e acrescenta: “nos transferindo conhecimento suficiente para podermos agir”, cita.