Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Chico Viga pede que Mercado dos Colonos seja intitulado como Olavo da Farmácia

chico-viga-phs-221019


O deputado Chico Viga (BUPAC) apresentou um Projeto de Lei durante sessão desta terça-feira (22), que dispõe sobre o acréscimo do nome Olavo da Farmácia, ao prédio popularmente conhecido como Mercado dos Colonos, situado no Centro do Município de Rio Branco.

O parlamentar justificou sua solicitação afirmando que Olavo da Farmácia, como era popularmente conhecido, ainda em 1988 começou a trabalhar em uma drogaria situada no Mercado Municipal de Rio Branco, e era um homem bastante solidário, com fortes laços de amizade com os menos favorecidos, fato que o tornou muito querido entre os colonos.

“Olavo era um homem solidário e com fortes laços de amizade com os menos favorecidos. Seu jeito carismático agradava a todos que frequentavam sua farmácia, chegando muitas vezes a doar remédios para as pessoas que não tinham condições de comprar. E foi com sucessivos atos de amor ao próximo, que ele ficou conhecido como o pai da pobreza”, disse.

Em 2004 Olavo foi candidato a vereador e considerado campeão de votos, mas não chegou a assumir o mandato, pois em 18 de outubro do mesmo ano faleceu vítima de problemas cardíacos, deixando grande parte da população de Rio Branco em luto.

“A homenagem pretendida nada mais é que um justo reconhecimento por sua trajetória de vida, e pelos relevantes serviços prestados à sociedade acreana. Homenagens como esta possuem alto valor cultural, pela memória que preserva de um ilustre nome da história do nosso Estado; possui também uma mensagem educativa para todos, à medida em que a perpetuação da lembrança de seres humanos prestativos, como Olavo da Farmácia, reflete modelos de vida e de trabalho que atuam como fonte de inspiração e exemplo a ser seguido por todos, em especial pela juventude tão carente de modelos ou líderes. Além de nos trazer a grande lição que: Uma sociedade se compõem daqueles que deixaram seus legados, bem como dos que dão continuidade a sua história”, justificou emocionado.

Texto: Andressa Oliveira
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac