Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Roberto Duarte defende investigação sobre suposta fraude da Energisa na aferição do consumo

roberto-duarte-mdb-021019


Durante sessão realizada nesta quarta-feira (02), o deputado Roberto Duarte (MDB) falou sobre uma suposta prática por parte da Energisa que estaria ocasionando aumento irregular no consumo de energia elétrica dos acreanos. O parlamentar relatou que esteve em Brasília, onde se reuniu com a bancada de senadores e deputados federais do Estado para investigar a denúncia.

Duarte informou que durante as últimas semanas tem recebido inúmeras ligações de consumidores denunciando que o Kwh apontado na conta de energia sofreu um aumento que não condiz com o consumo de suas respectivas residências. Ele defende que a Companhia de Eletricidade do Acre – Energisa, deve ser investigada pela suposta prática de fraude no momento da aferição dos padrões.

“A Energisa tem praticado vários crimes contra o consumidor acreano. Estive em Brasília conversando com a bancada federal do Estado e apresentei essa denúncia referente ao aumento abusivo no Kwh que, consequentemente, traz acréscimo ao valor cobrado. Muitos me ligam e dizem que não sabem se comem ou pagam a conta de luz, se pagam o aluguel ou a energia. A Energisa está querendo matar sua galinha dos ovos de ouro que somos nós. Eles querem sugar de nós tudo de uma vez só”, reclamou.

O deputado falou ainda sobre a manifestação que vai acontecer amanhã, às 8h, em frente à sede da Energisa. Na ocasião, serão abordados temas referentes ao aumento abusivo e supostas práticas de irregularidade. O mesmo ocorrerá nos estados do Mato Grosso e Rondônia, onde também vem ocorrendo o mesmo.

No tempo destinado ao grande expediente, o parlamentar apresentou um Anteprojeto de Lei que prevê a criação do Núcleo de Atendimento em Urgência e Emergência em Saúde Mental, através do SAMU, para atender as ocorrências que envolvam pacientes que tenham tentado suicídio, cometido automutilação, autonegligência, dentre outros comprometimentos.

Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) sinalizam que haverá mais de 1,5 milhão de vidas perdidas por mortes provocadas por suicídio em 2020, representando 2,4% de todas as mortes. A OMS também registrou que permanece a tendência de crescimento das mortes entre os jovens, especialmente, nos países em desenvolvimento.

“É do conhecimento de todos que na sociedade acreana há um grave crescimento de casos de tentativas e mortes por suicídio. Dessa forma, urge a necessidade do poder público tomar medidas, tanto de prevenção quanto de atendimento às vítimas desse mal que acomete cada vez mais a sociedade. Os pacientes em crise, geralmente, como mecanismo de defesa, apresentam atos de agressão ou violência física, necessitando de um manejo adequado para o comportamento apresentado, evitando, assim, que haja sequelas após o retorno para o estado anterior à crise e que outras pessoas sejam afetadas pela agressividade apresentada pelo paciente”, justificou.

Texto: Andressa Oliveira
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac