Deputado Manoel Moraes pede que governo ajude pequenos agricultores

O deputado Manoel Moraes (PSB) falou durante sessão desta terça-feira (03) sobre os debates acerca das queimadas que ocorrem nessa época do ano. O parlamentar disse que a fumaça que ocupa o céu acreano não tem origem de queimadas feitas aqui, mas sim em outros estados.
“As pessoas estão acusando sem saber. É muito fácil identificar quando as queimadas são feitas aqui. Todos sabem que a fuligem cobre os automóveis, que logo cedo podemos ver as calçadas cheias dela, mas o que temos é apenas fumaça que vem de outros estados e não daqui”, explicou.
O parlamentar seguiu dizendo que os pequenos produtores são os maiores prejudicados quando são proibidos de queimarem pequenas áreas de terra para plantar. Ele alega que agricultores estão sendo multados e até ameaçados de serem presos caso realizem queimadas.
“O pequeno agricultor precisa plantar para se alimentar e alimentar os animais. A área de terra que eles necessitam queimar é ínfima, apenas o suficiente para sua sobrevivência. Ninguém está ateando fogo na floresta, como dizem. Não estão ocorrendo essas queimadas aqui no Acre. Tem agricultor sendo multado, sendo impedido de trabalhar, ameaçado de prisão. Algo precisa ser feito”, explanou.
Manoel Moraes finalizou seu discurso pedindo que o governo tome providências para ajudar os pequenos produtores, criando um plano de desenvolvimento agrícola. Ele afirma que a falta de legalização é um problema sério e que os agricultores estão assustados.
Texto: Andressa
Oliveira
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac