loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Daniel Zen diz que ferrovias são o modal ideal de transporte para a Amazônia

daniel260315O líder do governo, deputado Daniel Zen, disse que o modal de transporte escolhido para a Amazônia ainda no governo do então presidente Juscelino Kubitschek foi equivocado. Para o parlamentar, a Amazônia não tem predisposição para rodovias, mas, sim, para o transporte ferroviário. “O modal de transporte adequado para a Amazônia é o ferroviário. Hoje há um processo de recuperação desse modal. Infelizmente nós pagaremos o preço. Penso que essa foi uma decisão nacional equivocada”, salientou.

Ainda em seu discurso, o deputado rebateu o pronunciamento do deputado Gehlen Diniz (PP), que questionou os custos da BR-364. Daniel Zen disse que é óbvio que o preço da construção de um quilômetro da rodovia é mais caro que o preço cobrado para a sua recuperação.

“Queria nesse sentido fazer um apontamento a respeito da BR-364. Não dar para comparar o preço da manutenção com o preço da construção linear. Quanto ao valor de R$ 1 bilhão gastos, o senhor não levou em consideração as pontes e galerias feitas, sem as quais ainda teríamos as travessias de balsa”, pontuou.

O parlamentar petista aproveitou o seu tempo regimental para parabenizar o Tribunal de Justiça do Acre pelas medidas adotadas para regulamentar os serviços cartoriais referentes à cobrança de taxas sobre taxas, carga horária de tabeliães, além de outras medidas.

Finalizando, Daniel Zen apresentou um requerimento à Mesa Diretora solicitando a convocação de uma sessão solene para comemorar os quatro anos da “Operação Álcool Zero”, que nos últimos anos foi responsável por reduzir o número de acidentes com vítimas fatais.

“A partir de 2012 houve uma redução de 32%, em 2013% de 15% e em 2014 de 22%, dados esses que comprovam o êxito e importância que essa Operação tem na preservação da vida”, argumentou o líder do Executivo na Casa Legislativa.